Última hora

Ach. Brito volta a ser integralmente detida pela família que lhe deu origem e emprestou o nome

1 Novembro 2022
Ach. Brito volta a ser integralmente detida pela família que lhe deu origem e emprestou o nome
Economia
0

“De regresso a casa.” Foi assim que a Ach. Brito começou por escrever nas suas redes sociais este feriado, 1 de novembro.
“É com muito orgulho que anunciamos que a Ach. Brito volta a ser integralmente detida pela família que lhe deu origem e emprestou o nome, na pessoa de Aquiles de Brito, bisneto do fundador da empresa”, tornou público a empresa de Vila do Conde nas suas redes sociais.
“Mal podemos esperar pelos próximos capítulos desta história centenária, que continuaremos a escrever com os mesmos valores, ambição e dedicação que nos conduziram até aqui. Com a mesma assinatura de sempre”, pode ler-se no comunicado da Ach. Brito.
A Ach. Brito, que inclui as marcas de sabonetes e outros produtos de beleza Claus Porto, Musgo Real ou, ainda, Lavanda, tinha no mercado do turismo um dos seus principais clientes e o plano de negócio, a seis anos, revelado em 2017, visava “aumentar as vendas da marca [Claus Porto] no estrangeiro”, num investimento de cinco milhões de euros. Mas as intenções viriam a ser malsucedidas com a chegada da pandemia de Covid-19, a meio do processo.
Atualmente com cerca de 80 funcionários, a empresa vilacondense, que tinha pedido empréstimos recentemente, concedidos pelo fundo de capital de risco FCR PME Novo Banco, e não os conseguiu pagar, viu a sua dívida convertida em capital, resultando na passagem de 100% das acções da companhia para o fundo de capital de risco Haitong Global Asset Management pelo valor simbólico de um euro, em meados de outubro passado.
A incapacidade da companhia cumprir com os seus empréstimos junto dos credores, num valor de 1,5 milhões de euros, fez com que as ações da Menlo Capital e de Aquiles de Brito, acionistas da empresa, passassem na totalidade para o fundo de capital de risco FCR PME Novo Banco.
Foi em 1887 que os alemães radicados em Portugal Ferdinand Claus e George Schweder criaram a original fábrica de sabonetes, no Porto. Mas, em 1925, depois de os sócios originais terem voltado para a Alemanha, Achilles de Brito, que entrara para a Claus & Schweder como guarda-livros, adquiriu a companhia, através da Ach. Brito, num negócio que incluiu a passagem da fábrica e dos equipamentos, tendo a sua época dourada nos anos 50 do século passado.
Depois do 25 de Abril de 1974 parte dos negócios de família foram nacionalizados, mas a entrada em cena da distribuidora americana Lafco, no início da década de 1990, viria a relançar a marca, sobretudo nos mercados internacionais.
Já em Portugal a Claus Porto viria a abrir uma loja em Lisboa, em 2016, e uma loja museu, no centro do Porto, meses depois.
Os sabonetes chegaram até a aparecer no programa da Oprah Winfrey – algo que gerou um enorme volume de encomendas, para o qual, lembrou Aquiles de Brito, não estavam prontos.
No segmento Oprah’s Favorite Things, do programa The Oprah Winfrey Show, a célebre comunicadora norte-americana referiu: “São sabonetes grandes lindíssimos. São sabonetes Claus Porto. Adoro-os. (…) São feitos na fábrica Claus Porto, em Portugal, há 117 anos”.