Última hora

Fundo de capital de risco FCR PME Novo Banco compra Ach. Brito de Vila do Conde por um euro

15 Outubro 2022
Fundo de capital de risco FCR PME Novo Banco compra Ach. Brito de Vila do Conde por um euro
Economia
0

A Ach. Brito, que inclui as marcas de sabonetes e outros produtos de beleza Claus Porto, Musgo Real ou, ainda, Lavanda, tinha no mercado do turismo um dos seus principais clientes e o plano de negócio, a seis anos, revelado em 2017, visava “aumentar as vendas da marca [Claus Porto] no estrangeiro”, num investimento de cinco milhões de euros. Mas as intenções viriam a ser malsucedidas com a chegada da pandemia de Covid-19, a meio do processo.
Atualmente com cerca de 80 funcionários, a empresa vilacondense, que tinha pedido empréstimos recentemente, concedidos pelo fundo de capital de risco FCR PME Novo Banco, e não os conseguiu pagar, viu a sua dívida convertida em capital, resultando na passagem de 100% das acções da companhia para o fundo de capital de risco Haitong Global Asset Management pelo valor simbólico de um euro.
A incapacidade da companhia cumprir com os seus empréstimos junto dos credores, num valor de 1,5 milhões de euros, fez com que as ações da Menlo Capital e de Aquiles de Brito, acionistas da empresa, passassem na totalidade para o fundo.
Foi em 1887 que os alemães radicados em Portugal Ferdinand Claus e George Schweder criaram a original fábrica de sabonetes, no Porto. Mas, em 1925, depois de os sócios originais terem voltado para a Alemanha, Achilles de Brito, que entrara para a Claus & Schweder como guarda-livros, adquiriu a companhia, através da Ach. Brito, num negócio que incluiu a passagem da fábrica e dos equipamentos, tendo a sua época dourada nos anos 50 do século passado.
Depois do 25 de Abril de 1974 parte dos negócios de família foram nacionalizados, mas a entrada em cena da distribuidora americana Lafco, no início da década de 1990, viria a relançar a marca, sobretudo nos mercados internacionais.
Já em Portugal a Claus Porto viria a abrir uma loja em Lisboa, em 2016, e uma loja museu, no centro do Porto, meses depois.
Os sabonetes chegaram até a aparecer no programa da Oprah Winfrey – algo que gerou um enorme volume de encomendas, para o qual, lembrou Aquiles de Brito, não estavam prontos.
No segmento Oprah’s Favorite Things, do programa The Oprah Winfrey Show, a célebre comunicadora norte-americana referiu: “São sabonetes grandes lindíssimos. São sabonetes Claus Porto. Adoro-os. (…) São feitos na fábrica Claus Porto, em Portugal, há 117 anos”.