Última hora

Vila Nova de Famalicão vai investir este ano letivo 27,9 milhões de euros em Educação

23 Setembro 2022
Vila Nova de Famalicão vai investir este ano letivo 27,9 milhões de euros em Educação
Cultura
0

O município de Vila Nova de Famalicão vai investir este ano letivo 27,9 milhões de euros na Educação, o seu maior investimento de sempre no setor, anunciou o presidente da Câmara.
Falando na conferência de imprensa de apresentação do novo ano escolar, Mário Passos explicou que os recursos humanos, com mais de 10 milhões de euros, representam a maior fatia do bolo orçamental.
Segundo o autarca, há atualmente 622 colaboradores afetos ao quadro de pessoal do município a trabalhar nos quase 140 estabelecimentos de ensino do concelho.
Mário Passos adiantou que desde 2015, ano em que assumiu competências na área da Educação no âmbito do Programa Aproximar, o município tem vindo a reforçar o quadro de colaboradores.
Apontou o caso concreto dos atuais 580 assistentes operacionais, números que “superam os rácios determinados pelo Ministério da Educação”.
Para o ano letivo 2022/2023, há a contabilizar 37 novas admissões.
A requalificação do parque escolar concelhio representa um investimento municipal de 7,3 milhões de euros, respeitantes a obras já finalizadas e em curso para o presente ano letivo.
É o caso das intervenções nas escolas básicas de Ribeirão (2.ª fase) e Avidos e no jardim-de-infância de Bairro.
No encontro com os jornalistas, Mário Passos adiantou ainda que estão previstas novas obras ao longo do próximo ano, que podem rondar o milhão de euros.
Em causa estão as obras de reabilitação nas EB1 de Castelões, Gavião, São Miguel-o-Anjo, Mões e Arnoso Santa Eulália, na EB 2,3 D. Maria II, jardim-de-infância de Outiz e das Lameiras.
Mário Passos disse esperar também que o Governo “disponibilize os apoios necessários” para a reabilitação das escolas básicas dos 2.º e 3.º ciclos e secundárias do concelho, apontando como urgentes as intervenções na Secundária Padre Benjamim Salgado, na EB 2,3 Júlio Brandão, D. Maria II, Bernardino Machado, Dr. Nuno Simões e EB 2,3 de Gondifelos.
Para as refeições escolares, a autarquia canaliza 3,8 milhões de euros, num total de 1,3 milhões de refeições.
Recorde-se que o município assumiu, este ano, a gestão direta das refeições escolares em todos os níveis de ensino, do pré-escolar ao secundário, assegurando ainda a totalidade dos custos no pré-escolar e 1.º ciclo.
Há ainda o investimento municipal direcionado para o transporte escolar, que supera os 2,2 milhões de euros, com a autarquia a assumir o pagamento da totalidade do passe aos cerca de 5.500 alunos em escolaridade obrigatória.
O autarca apontou ainda um conjunto de serviços especiais, sem qualquer encargo para as famílias, destinado ao transporte dos alunos com necessidades de saúde especiais e aos alunos do ensino articulado.
Neste ano letivo, o Município de Vila Nova de Famalicão vai oferecer vouchers no valor de 20 e 10 euros aos alunos do 1.º ciclo inseridos nos escalões A, B e C, para a aquisição de material escolar.
“A autarquia, em complementaridade com o Estado, vai continuar a assegurar a oferta e gratuitidade dos manuais escolares a todos os alunos do 1.º ciclo”, refere ainda o comunicado.
Para além dos manuais, a Câmara Municipal oferece também os cadernos de atividades de Português, Matemática e Estudo do Meio para os alunos dos 1.º e 2.º anos de escolaridade, o caderno de atividades de Inglês para os alunos do 3.º ano e o acesso à Escola Virtual aos alunos dos 3.º e 4.º anos do 1.º Ciclo.
“Ao longo dos últimos anos, a Educação foi encarada de forma muito séria e, este ano, reforçamos ações e investimentos, tendo em conta as necessidades apresentadas, as estratégias articuladas e os novos desafios. Está tudo pronto para que o novo ano escolar corra da melhor maneira”, garantiu Mário Passos.
Disse ainda que o seu executivo encara “cada cêntimo gasto na Educação como um verdadeiro investimento nas pessoas” e que o orçamento deste ano, que representa um terço do orçamento municipal, “é o reflexo da aposta numa Educação de qualidade, universal e integradora”.