Última hora

Matosinhos e Agência Portuguesa do Ambiente vão limpar ribeiras da Riquinha e de Carcavelos

19 Setembro 2022
Matosinhos e Agência Portuguesa do Ambiente vão limpar ribeiras da Riquinha e de Carcavelos
Local
0

A Câmara de Matosinhos e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) assinaram um protocolo de colaboração que visa despoluir as ribeiras da Riquinha e de Carcavelos, anunciou a autarquia do distrito do Porto.
Em comunicado, o município matosinhense referiu que a APA se compromete a apoiar “nos trabalhos de reabilitação e valorização das duas linhas de água, cuja foz se encontra na praia de Matosinhos, no âmbito de uma estratégia global para os recursos hídricos existentes no território, visando a proteção dos ecossistemas que lhe estão associados e proporcionando maior valor económico, social e ambiental”.
Fonte da autarquia referiu que este projeto representa um investimento de 100 mil euros até ao final do ano.
Citada no comunicado, a presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, considerou que “este é o arranque de uma empreitada” que “será difícil e demorada”.
“Trata-se de um trabalho muito exigente, uma vez que se pretende detetar as ligações indevidas de águas residuais ao longo de todo o canal. Temos noção que se trata de uma tarefa sempre inacabada, mas contamos com o empenho dos nossos técnicos e, sobretudo, da população, que está cada vez mais sensibilizada para a problemática ambiental”, referiu Luís Salgueiro.
Nesse contexto, “a APA irá apoiar quer o investimento relativo a equipamento de monitorização continua, que permitirá uma análise, no tempo e em contínuo, das condições e impactos que se verificam do ponto de vista bacteriológico, quer as intervenções nas redes pluviais afluentes às duas linhas de água, nas quais se verificam ligações indevidas de águas residuais, no sentido da sua consequente eliminação ou correção”, acrescenta a autarquia.
A Câmara de Matosinhos “vai instalar um equipamento de amostragem e avaliação microbiológica”, bem como “proceder à inspeção dos coletores pluviais que se ligam às ribeiras, na busca da presença de esgotos”.