Última hora

Bloco de Esquerda denuncia descargas poluentes em praia junto da Marina da Póvoa de Varzim

13 Setembro 2022
Bloco de Esquerda denuncia descargas poluentes em praia junto da Marina da Póvoa de Varzim
Local
0

O Bloco de Esquerda denunciou descargas poluentes na Praia do Peixe na Póvoa de Varzim e quer saber que ações de fiscalização pretende o Governo implementar para “garantir que a situação não se repita”.
Numa pergunta dirigida ao executivo, através do Ministro do Ambiente e da Ação Climática, o grupo parlamentar bloquista questiona ainda sobre o que é que o Governo vai fazer “eventualmente em articulação” com a autarquia “para pôr cobro às descargas poluidoras e garantir a boa qualidade das águas da praia”.
Segundo o Bloco de Esquerda, no sábado foram denunciadas “descargas poluentes na praia do peixe”, junto à Marina da Póvoa de Varzim, e era “notória uma mancha gordurosa nas águas da praia e era sentido um intenso mau cheiro”.
O texto refere que “a substância gordurosa era proveniente de uma saída de águas pluviais que flutuava em direção à praia”.
O Bloco de Esquerda considera “urgente a ação de inspeção sobre o acontecido e uma punição exemplar para os responsáveis por este atentado” e “garantir uma fiscalização apropriada para que estas descargas não se repitam”.
Numa questão assinada pelo deputado bloquista Pedro Filipe Soares, o Bloco de Esquerda salienta que “a existência de uma zona de lazer e desporto junto à praia levanta a necessidade de monitorizar a qualidade da água da praia forma mais consequente, para assegurar que não existe qualquer perigo para a saúde pública”.
Por isso, o deputado bloquista questiona o Ministério de Duarte Cordeiro se tem conhecimento da situação descrita e que medidas de fiscalização serão realizadas para garantir que esta situação não se repete.
A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, até ao momento, ainda não se manifestou sobre o acontecimento, apesar de já ter sido contactada.