Última hora

Análises feitas por iniciativa do PSD de Matosinhos às águas balneares revelam bactéria

24 Setembro 2022
Análises feitas por iniciativa do PSD de Matosinhos às águas balneares revelam bactéria
Local
0

O PSD de Matosinhos revelou ter pedido análises às águas balneares que revelaram a presença de uma bactéria em valor próximo do máximo permitido por lei, pelo que acusa a gestão PS de pôr em perigo a saúde pública.
Num comunicado, o presidente do PSD de Matosinhos, Bruno Pereira, remete para os resultados de “análises independentes” feitas por iniciativa da concelhia social-democrata às águas costeiras e de transição, a 9 de setembro.
“Os resultados para [a bactéria] ‘E.Coli’ estão próximos do limite máximo permitido e acima do dobro do valor considerado aceitável”, refere o PSD, acrescentando ter tido acesso a “inúmeros relatos de banhistas que, durante toda a época balnear, tiveram de receber tratamento hospitalar e farmacêutico”.
De acordo com o PSD de Matosinhos, “o resultado dos ensaios microbiológicos, demonstra que relativamente à quantificação de ‘E.Coli’ o valor fornecido é de 805”.
“Contudo, a este número está associado um erro de ± 257,60; por esta razão o valor de doseamento (805) é acompanhado das seguintes unidades NMP/100 (o que significa: número mais provável em 100 ml). A 805, se associamos o erro positivo de 257,6 temos um valor de 1.063, o que aproxima este valor do limite máximo permitido e se encontra acima do dobro do valor considerado aceitável, com base no Decreto-lei 113/2012”, é descrito no comunicado.
Com base neste resultado, e recordando que, em agosto, foram interditas praias e colocadas bandeiras vermelhas em areais de Matosinhos, no distrito do Porto, até Ílhavo, no distrito de Aveiro, Bruno Pereira acusa a autarquia liderada por Luísa Salgueiro de “nada” ter feito perante uma “situação que coloca em perigo a saúde pública”.
“O que fez o município de Matosinhos para minimizar este flagelo? Nada. O PSD de Matosinhos e seus autarcas não podem deixar de manifestar a sua preocupação”, lê-se no comunicado.
Bruno Pereira, que é também vereador na autarquia, diz lamentar “a posição de distanciamento que a Câmara Municipal de Matosinhos sempre assumiu sobre esta questão”.
No texto, Bruno Pereira começa por recordar que a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) “apurou a presença de valores microbiológicos acima dos parâmetros de referência na água”.
Bruno Pereira também recorda que Luísa Salgueiro é também líder da Associação Nacional de Municípios Portugueses e considera “impressionante” que se verifiquem linhas de água a desaguar nas praias do concelho de Matosinhos que são “verdadeiros esgotos a céu aberto e nos quais ainda não se corrigiram as ligações indevidas de esgotos”.
Por fim, lembrando que a praia de Matosinhos é uma as principais da Área Metropolitana do Porto, por ser “a única servida pelo metro e frequentada durante todo o ano”, o PSD aconselha a câmara a tomar medidas “por forma a respeitar a saúde pública”.
“Não é aceitável sujeitar a população a estas perigosidades e comprometer a atividade económica e turística de Matosinhos”, termina.
A Câmara de Matosinhos recordou que a competência para a monitorização e avaliação da qualidade das águas balneares no território nacional, em período de época balnear, é da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
Segundo a autarquia, este ano, na praia de Matosinhos, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) realizou 13 análises segundo calendário oficial e cinco suplementares.
“Das 13 amostras do calendário oficial, todos os resultados apresentaram aptidão para a prática balnear. Se enquadradas nos critérios mais exigentes da Bandeira Azul, oito dessas amostras cumpriram o mesmo. Das cinco suplementares, quatro apresentaram-se aptas à prática balnear”, descreveu a autarquia que admite, no entanto, que “uma amostra resultou no desaconselhamento a banhos, não havendo interdição”.
Ainda de acordo com o executivo presidido por Luísa Salgueiro, foi apurado que o resultado negativo “decorreu de um problema em equipamento da rede de drenagem, prontamente resolvido”.
Paralelamente, a Câmara Municipal de Matosinhos garante que monitoriza a praia de Matosinhos e que a partir de 17 de junho efetuou um total de 13 amostras (a última a 15 de setembro) e que “todas demonstram aptidão para a prática balnear”, sendo que nove amostras cumpriam o critério da Bandeira Azul.