Última hora

Varzim recorre para os tribunais administrativos após TAD manter Leixões na II Liga

6 Agosto 2022
Varzim recorre para os tribunais administrativos após TAD manter Leixões na II Liga
Desporto
0

O Varzim Sport Club assegurou este sábado que vai “recorrer para os tribunais administrativos” da inscrição do Leixões Sport Club na II Liga portuguesa de futebol, em detrimento dos poveiros, que viram o Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) rejeitar o recurso.
“O Varzim levará às últimas consequências o processo com o Leixões e vai recorrer para os tribunais administrativos, levando até ao fim o processo que os poveiros entendem estar ferido de ilegalidades”, reagiu o clube da Póvoa de Varzim.
Os poveiros vão ainda “avançar para recurso nos tribunais administrativos contra o Leixões e contra o Revisor Oficial de Contas que permitiu que a equipa se inscrevesse, pedindo as devidas indemnizações”.
Na sexta feira, o Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) rejeitou o recurso apresentado pelo Varzim Sport Club e confirmou a inscrição do Leixões Sport Club no segundo escalão, de acordo com um despacho a que a agência Lusa teve acesso.
Segundo o documento, o TAD deliberou por “unanimidade” julgar improcedente “a exceção de ilegitimidade” levantada pelo Varzim sobre o emblema de Matosinhos e “indeferir a providência cautelar requerida” pelo clube que terminou a última edição da II Liga no 17.º e penúltimo lugar, caindo para a Liga 3.
“Antecipando o juízo de mérito sobre a causa principal, negar provimento ao recurso interposto pela Requerente/Demandante (Varzim), mantendo a decisão de admissão da participação da Leixões Sport Clube Futebol – SAD nas competições profissionais de futebol na época desportiva de 2022/20232”, lê-se no despacho.
Isto significa que o Leixões, que foi oitavo classificado em 2021/22, tem lugar garantido na II Liga, embora vá iniciar a prova com um ponto negativo devido a irregularidades salariais, num castigo imposto esta semana pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol.
No final de junho, o Varzim Sport Club apresentou um recurso junto do Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) devido à decisão da Liga em aceitar a inscrição do Leixões Sport Club no segundo escalão. O emblema de Póvoa de Varzim defendia que o clube de Matosinhos não cumpria os pressupostos necessários para poder continuar nas competições profissionais e mostrou a intenção de ocupar o seu lugar.
Com esta decisão, o Varzim Sport Club vai competir na Liga 3 em 2022/23.