Última hora

Inquérito declara acidente de trabalho morte de pescador vilacondense na Irlanda em 2016

24 Agosto 2022
Inquérito declara acidente de trabalho morte de pescador vilacondense na Irlanda em 2016
Local
0

Um inquérito judicial irlandês considerou hoje que a morte do pescador vilacondense José Vareiro, em 2016, ocorreu por acidente de trabalho enquanto trabalhava num barco de pesca, adiantou a presidente da Associação Portuguesa da Irlanda, Maria Manuela Silva.
José Alberto Novo Vareiro, natural de Caxinas, em Vila do Conde, tinha 53 anos quando morreu afogado após cair ao mar enquanto trabalhava a bordo do barco “Cú Na Mara” [cão de caça dos mares, em irlandês] em 1 de julho de 2016.
O inquérito no tribunal de Tralee, no condado de Kerry, no sudoeste do país, conduzido pela magistrada Helen Lucey e adiado devido à pandemia de Covid-19, pretendia apurar as circunstâncias da morte, já que esta não teve uma causa natural.
A presidente da Associação Portuguesa na Irlanda, Maria Manuela Silva, que está a prestar assistência no caso à família do pescador, disse que a decisão tomada hoje poderá ajudar na argumentação de um caso cível que está previsto começar em janeiro para tentar que a família receba uma indemnização, o que não aconteceu até agora.
“O armador reconheceu hoje pela primeira vez que o barco tinha problemas porque meses depois do acidente foram feitas remodelações profundas para ficar mais seguro”, disse Maria Manuela Silva.
Um processo criminal foi anteriormente arquivado e o inquérito hoje realizado não pretendia apurar responsabilidades nem culpa.
Porém, o advogado que está a assistir a família recolheu testemunhos indicando que José Vareiro não tinha colete salva-vidas nem capacete, como está previsto nas regras de segurança, e que os pescadores a bordo, incluindo um irmão da vítima, foram convencidos pelo armador a dizer o contrário para facilitar a indemnização pelo seguro, o que não se concretizou.
José Vareiro deixou para trás a esposa, atualmente com 56 anos, e tinha duas filhas, hoje com 31 e 36 anos, e duas netas de 10 anos, mas não chegou a conhecer uma terceira, agora com 3 anos de idade.