Última hora

Golfinhos desfilam novamente pelo estuário do rio Ave e pelas praias de Vila do Conde

15 Agosto 2022
Golfinhos desfilam novamente pelo estuário do rio Ave e pelas praias de Vila do Conde
Local
0

Cerca de meia dúzia de golfinhos desfilou ao início desta tarde pelo estuário do rio Ave, em Vila do Conde, e pelas águas do oceano Atlântico que banham o concelho vilacondense.
Depois da aparição no estuário do Ave, o grupo de golfinhos dirigiu-se para o oceano Atlântico, em direção a norte.
Esta não é a primeira vez que se avistam golfinhos junto à foz do rio Ave e no oceano Atlântico, em Vila do Conde, mas o fenómeno não é frequente. Um grupo de quatro golfinhos foi avistado na mesma zona, há cerca de quatro anos, uma dúzia destes mamíferos marinhos presentearam os veraneantes da Praia do Rock, junto à Quinta do Eng.º Carvalho, no verão desse mesmo ano, e uma dezena de delfins desfilou também pelo estuário do Ave em julho de 2020 e meia dúzia também em setembro de 2021.
“Os golfinhos escolhem água mais límpidas, pelo que este é bom indicativo da qualidade da água do rio Ave”, frisou, na altura, o Comandante das Capitanias da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde, José Marques Coelho, explicando que tinha sido a primeira vez que ouviu falar de golfinhos em grupo a nadar tão próximo da costa.
Os golfinhos são nadadores privilegiados, e, às vezes, saltam até cinco metros acima da linha de água, podendo nadar a uma velocidade de até 40 Km/h, mergulhar a grandes profundidades, com a capacidade de viajar milhares de quilómetros. A sua alimentação é feita à base de peixes e lulas. Podem viver de 20 a 35 anos e dão à luz uma cria de cada vez. Vivem em grupos, são animais sociáveis, tanto entre eles, como com outros animais e humanos.
Há 37 espécies conhecidas de golfinhos de água salgada e doce e a mais comum é a Delphinus Delphis
“Os golfinhos brincam com coisas interessantes na água e isto pode incluir pessoas”, afirmou Chris Packham, fotógrafo da natureza, mas “podem tornar-se sexualmente agressivos”, ou, ainda, estar confusos ou desorientados da sua rota original, pelo que todo o cuidado é pouco.