Última hora

GNR detém homem de 39 anos na Trofa suspeito de provocar fogo depois de tentar derreter cobre

1 Agosto 2022
GNR detém homem de 39 anos na Trofa suspeito de provocar fogo depois de tentar derreter cobre
Local
0

A GNR deteve hoje, na Trofa, um homem de 39 anos por suspeitas de provocar um incêndio florestal após ter feito uma queima para derreter fios de cobre que havia furtado.
Em comunicado, a GNR salientou que o suspeito foi detido em flagrante delito, depois de uma denúncia a dar conta de que o mesmo estaria retido na localidade de Santiago de Bougado, na Trofa, onde deflagrou o fogo.
“Os militares da Guarda deslocaram-se de imediato, tendo apurado que o suspeito fez uma queima para derreter fios de cobre, que havia furtado, tendo perdido o controlo da fogueira”, explicou.
No decorrer desta ação, os militares apreenderam o cobre furtado, dois isqueiros e quatro doses de heroína e elaboraram um auto de contraordenação por consumo de droga.
O detido, com antecedentes por outros crimes, foi constituído arguido e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Santo Tirso.
Mais de 1.000 operacionais, apoiados por 25 meios aéreos, combatiam às 18:00 de domingo os cinco fogos ativos em Portugal continental que geravam mais preocupação, nos distritos de Lisboa, Porto, Bragança e Santarém, segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
Cerca de 120 concelhos localizados sobretudo no interior Norte e Centro do país apresentam perigo máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A maioria dos concelhos do Norte e do Centro estão em risco máximo de incêndio, o Algarve está em risco muito elevado e quase todo o Alentejo em risco elevado de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O perigo de incêndio rural vai manter-se em risco máximo de incêndio no interior Norte e Centro do continente pelo menos até quinta feira, prevê o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).