Última hora

Dragão cai com estrondo em Vila do Conde frente ao Rio Ave e deixa Benfica à espreita da liderança

29 Agosto 2022
Dragão cai com estrondo em Vila do Conde frente ao Rio Ave e deixa Benfica à espreita da liderança
Desporto
0

O FC Porto caiu aos pés do Rio Ave, este domingo, ao perder na deslocação ao Estádio dos Arcos (3-1), tendo ido para o intervalo já a perder por três golos. A liderança fica a cargo do Sporting de Braga, mas pode ainda passar para as mãos do rival Benfica já esta terça feira.
Os dragões depararam-se com dificuldades em pegar no jogo e, sensivelmente a meio do primeiro tempo, Aziz aproveitou para inaugurar o marcador. Pedro Amaral não tardou em ampliar a vantagem e, já perto do intervalo, Aziz tratou de assinar o bis, causando o desespero no seio dos dragões.
Sérgio Conceição arriscou com uma tripla alteração ao intervalo e o FC Porto teve de correr atrás do resultado, mas a equipa demonstrou doses de intranquilidade e Taremi até uma grande penalidade desperdiçou.
Sensivelmente uma semana após o triunfo no Clássico com o Sporting, os azuis e brancos desde cedo se depararam com várias dificuldades em assumir as rédeas da partida contra o Rio Ave e isso ficou notório nas diversas tentativas de criar jogadas, sem sucesso.
Sensivelmente a meio do primeiro tempo, Aziz aproveitou uma descoordenação da defesa adversária e, a passe de Fábio Ronaldo, não tremeu na cara de Diogo Costa para mexer com o marcador à passagem do minuto 22.
O FC Porto tentou reagir de imediato e Evanilson até chegou a introduzir a bola dentro da baliza de Jhonatan, mas o avançado foi prontamente apanhado em fora de jogo, permitindo que os vilacondenses respirassem de alívio.
Quem não respirou de alívio foi a defesa dos azuis e brancos que, aos 33 minutos, voltou a tremer. Num lance de insistência pela direita, Aziz cruzou para o lado contrário e Pedro Amaral apareceu solto para redobrar os festejos dos rioavistas.
Só que, ainda antes do intervalo, o Rio Ave acabaria mesmo por chegar a um surpreendente 3-0 e, à passagem do minuto 43, Aziz intrometeu-se entre os defesas e deu seguimento ao belo cruzamento de Pedro Amaral, deixando Sérgio Conceição desesperado.
O técnico dos dragões não hesitou em promover uma tripla alteração ao intervalo, com as entradas de Toni Martínez, Galeno e Gabriel Veron, mas a reação nunca foi suficientemente esclarecedora e, nos momentos de perigo, havia sempre alguma ‘parede’ a negar qualquer hipótese de festejo azul e branco.
Aliás, aos 62 minutos, a ‘parede’ foi mesmo o ferro da baliza de Jhonatan ao travar um potente remate de Taremi na marcação de uma grande penalidade, por mão de Costinha na bola dentro da grande área, num lance em que seria o vídeo-árbitro a alertar Tiago Martins.
Os dragões deixaram de acreditar em tais hipóteses gradualmente, mas ainda foram tentando assustar a baliza de Jhonatan, com destaque para um remate do recém-entrado Toni Martínez a obrigar o guardião rioavista a uma enorme defesa.
Já dentro dos oito minutos de descontos, o FC Porto ainda reduziu num cabeceamento certeiro de Toni Martínez e, apesar da margem de recuperação cada vez mais apertada, certo é que ainda assustou fazer o segundo por intermédio de Galeno e Otávio.
Com este resultado, o FC Porto mantém os mesmos nove pontos no segundo lugar da classificação, atrás do líder provisório Sporting de Braga, com dez, sendo que o Benfica ainda poderá isolar-se na liderança na terça feira, no jogo em atraso contra o Paços de Ferreira. Já o Rio Ave soma o primeiro triunfo e tem agora quatro pontos na 14.ª posição.