Última hora

Resgatada criança de 12 anos em dificuldades na água da praia de Árvore em Vila do Conde

29 Julho 2022
Resgatada criança de 12 anos em dificuldades na água da praia de Árvore em Vila do Conde
Local
0

Foi na tarde do passado domingo, 24 de julho, resgatada uma criança de 12 anos, que se encontrava em dificuldades na água na praia de Árvore, no concelho de Vila do Conde.
Na sequência de um alerta recebido pelas 17h05, através dos nadadores-salvadores de serviço na praia, foram de imediato ativados para o local elementos do Comando-local da Polícia Marítima da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde, elementos do Projeto ‘SeaWatch’, bem como os Bombeiros Voluntários de Vila do Conde e uma enfermeira da associação “Os Delfins”, apoiada por uma viatura 4×4.
Segundo um comunicado da Autoridade Marítima Nacional (AMN), a criança foi resgatada da água pelo pai, “com o auxílio de banhistas e dos nadadores-salvadores, tendo sido assistida pela enfermeira, com recurso a oxigenoterapia”.
A vítima foi posteriormente transportada até à praia da Azurara, pela viatura 4×4 da associação “Os Delfins”, onde aguardava uma ambulância dos Bombeiros Voluntários de Vila do Conde, que a transportaram posteriormente, em estado consciente, para o Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde.
Portugal registou este ano, até 30 de junho, 68 mortes em meio aquático, um recorde dos últimos cinco anos, informou esta terça feira a Federação Portuguesa de Nadadores-Salvadores (FEPONS).
As vítimas são sobretudo homens (72,1%) e as fatalidades verificam-se em locais não vigiados (97,15), destacou a federação.
Os dados do Observatório do Afogamento da Federação Portuguesa de Nadadores-Salvadores apontam que entre 1 de janeiro e 30 de junho deste ano morreram 68 pessoas. E grande parte destas mortes por afogamento foi registada em Lisboa, seguida pelo Porto, Faro e depois Viana do Castelo, sendo que a grande maioria dos acidentes dá-se durante o período da tarde.
Em 2017 no mesmo período de tempo registaram-se 62 mortes em meio aquático em Portugal. Em 2018: 53. Em 2019: 44. Em 2020: 64. Em 2021: 46.