Última hora

Fogo na freguesia de Covelas na Trofa combatido por seis meios aéreos e mais de 120 operacionais

26 Julho 2022
Fogo na freguesia de Covelas na Trofa combatido por seis meios aéreos e mais de 120 operacionais
Local
0

Um incêndio que lavra atualmente na freguesia de Covelas, na Trofa, no distrito do Porto, está a envolver seis meios aéreos e mais de 120 operacionais, disse fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS).
De acordo com informação adiantada pelo Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) do Porto, estão no local seis meios aéreos, 28 meios terrestres e 124 meios humanos, num incêndio que se encontra ativo.
O fogo desenvolvia-se, pelas 17:05, numa zona de mato, encontrando-se também próximo a uma estação de tratamento de lixo, segundo a mesma fonte.
Segundo o sítio da Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), o alerta foi dado às 15:41.
A agência de notação financeira Moody’s alertou hoje para o facto de os incêndios florestais e da seca contribuírem para o aumento da inflação e para os gastos dos governos, incluindo em Portugal.
“Nas últimas semanas, as temperaturas recorde e a seca na Europa levaram a incêndios florestais em França (Aa2 estável), Espanha (Baa1 estável), Portugal (Baa2 estável), Itália (Baa3 estável) e Grécia (Ba3 estável). A Península Ibérica foi a mais atingida, com cerca de 180.000 hectares de terras carbonizadas pelos incêndios florestais em Espanha e Portugal desde 16 julho”, apontou, em comunicado, a Moody’s.
Neste período, as autoridades francesas registaram 40.000 hectares de terras queimadas.
Por sua vez, a seca está a levar à falta de água, sobretudo, no Sul da Europa e, de acordo com a Comissão Europeia, cerca de metade do território da União Europeia (UE) está em risco de seca.