Última hora

Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim começou 44.ª edição com Rui Vieira Nery

11 Julho 2022
Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim começou 44.ª edição com Rui Vieira Nery
Cultura
0

Uma conferência do musicólogo Rui Vieira Nery abriu o Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim, que, nesta edição, conta com a Companhia Nacional de Bailado, a Orquestra XXI e os pianistas Shai Maestro e Tamara Stefanovich.
Tal como habitualmente, a abertura do festival foi com o musicólogo Rui Vieira Nery, na cooperativa A Filantrópica, seguindo-se, no sábado no Cine-Teatro Garrett, o espetáculo “Noite Branca”, pela Companhia Nacional de Bailado. Há mais de vinte anos que o festival não acolhia um espetáculo de dança.
Nesta 44.ª edição, o festival dá destaque a formações e intérpretes portugueses, como a Orquestra de Câmara Portuguesa, sob a direção de Pedro Carneiro, que contará com a participação do pianista e compositor israelita Shai Maestro, ou a Orquestra XXI, dirigida pelo maestro Dinis Sousa, tendo, como solista, o violinista ucraniano Valeriy Sokolov.
No festival vai estar também, pela primeira vez, o tubista Sérgio Carolino, que atuará em duo com o pianista Telmo Marques e com o septeto Color Wheel Ensemble.
A final do 15.º Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim contará com a atuação do Ava Ensemble, que vai interpretar obras dos compositores finalistas – João Ricardo e Pedro Emanuel Pereira – e vai estrear uma obra encomendada pelo festival à compositora Anne Victorino d’Almeida.
O agrupamento Kremerata Baltica, a celebrar 25 anos, sob a direção do violinista Gidon Kremer, e a pianista sérvia Tamara Stefanovich, que vai interpretar apenas sonatas, são outros dois nomes que vão estar na Póvoa de Varzim.
O festival vai encerrar no dia 30 de julho ao ar livre, na Praça do Almada, com duas atuações: da Banda Musical da Póvoa de Varzim, a celebrar 75 anos, dirigida por Paulo Veiga e com o clarinetista António Saiote, e da Banda Sinfónica Portuguesa, com direção de Francisco Ferreira e com o violoncelista Aram Yagubyan.