Última hora

Associação Tarecos & Patudos de Vila do Conde vai ser despejada e há 34 animais para adotar

26 Julho 2022
Associação Tarecos & Patudos de Vila do Conde vai ser despejada e há 34 animais para adotar
Local
0

A Associação Tarecos & Patudos, sediada na freguesia de Labruge, em Vila do Conde, vive horas difíceis, pois tem até ao final do dia de hoje para conseguir adotantes ou famílias de acolhimento temporário para os seus 15 gatos e 19 cães, visto que no dia 27 de julho, às 10 horas da manhã, as autoridades competentes vão retirar todos os animais que lá estiverem.
Esta associação animal de Vila do Conde, gerida por duas irmãs – Liliana e Cátia Oliveira -, com a ajuda de uma terceira, Mónica, está totalmente legalizada no que toca aos animais, mas o abrigo está localizado num terreno considerado ilegal, já que não tem licença de construção e as autoridades consideram haver riscos de incêndio acrescidos.
As irmãs Oliveira acreditavam que teriam até setembro para conseguirem encaminhar os animais da associação para famílias de acolhimento – continuando a ser responsáveis por eles até à adoção ou regresso à associação, já com novas instalações prometidas pela Câmara Municipal de Vila do Conde -, mas não foi isso que aconteceu.
O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e o Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) vão estar nas instalações da Associação Tarecos & Patudos esta quarta feira para retirar os animais que lá estiverem. Para onde? Para o Canil Municipal de Vila do Conde e para três associações do distrito do Porto que podem acolhê-los: Midas (Matosinhos), CãoViver (Maia) e Cerca (Póvoa de Varzim).
Se mora no Grande Porto e tem a capacidade de acolher algum destes 34 animais (15 gatos e 19 cães) não hesite e contacte a Tarecos & Patudos. Pode fazê-lo por mensagem para a página do Facebook, por email (tarecos.e.patudos2018@gmail.com) ou por telefone, para uma das três irmãs Oliveira: Liliana (912 332 734), Cátia (933 327 233) ou Mónica (933 594 616).