Última hora

Mil pessoas dão forma aos tradicionais Tapetes de Flores no Corpo de Deus de Vila do Conde

2 Junho 2022
Mil pessoas dão forma aos tradicionais Tapetes de Flores no Corpo de Deus de Vila do Conde
Local
0

Os tradicionais Tapetes de Flores para as festas do Corpo de Deus de Vila Conde voltam este ano às ruas da cidade, numa iniciativa que envolve mais de mil pessoas e toneladas de material vegetal.
Depois de em 2021 não ter sido possível concretizar a tradição quadrianual, devido às contingências da pandemia de Covid-19, a comunidade volta a estar envolvida, ornamentando com os Tapetes de Flores os cerca de três quilómetros que a procissão vai percorrer, a 16 de junho.
Para organizar a iniciativa, foi criado um grupo de trabalho, com representantes da Câmara, da Paróquia de São João Batista e dos representantes das ruas, para que o trabalho, que vai envolver 1.100 pessoas, possa ser organizado.
Da parte da autarquia estarão envolvidas 25 pessoas da divisão de espaços verdes, que durante 19 dias vão ser responsáveis pela recolha de material vegetal para execução dos tapetes.
Serão recolhidas algumas toneladas de folha do buxo, cedro, funcho, pampilhos, rosas, hortênsias, cravos, gerberas e margaridas, que servirão de principal matéria-prima para criar as ornamentações.
O trabalho será essencialmente feito pelos moradores das ruas onde serão instalados os Tapetes de Flores, numa minuciosa operação que habitualmente dura até à madrugada do dia da procissão.
O evento costuma atrair à cidade milhares de visitantes e no ano passado, apesar de não terem sido realizados nas ruas, os moradores quiseram manter viva a tradição engalanando janelas e varandas com flores.
Ao longo da noite do próximo dia 15 de junho e durante toda a madrugada de 16, os moradores das ruas do Centro Histórico de Vila do Conde vão preencher os cerca de 3 quilómetros de Tapetes de Flores para que, durante o dia, milhares de pessoas desfrutem do resultado final.