Última hora

Trabalhos de dragagens de sedimentos no porto de pesca da Póvoa de Varzim já arrancaram

7 Maio 2022
Trabalhos de dragagens de sedimentos no porto de pesca da Póvoa de Varzim já arrancaram
Local
0

Os trabalhos de dragagens no porto de pesca da Póvoa de Varzim, distrito do Porto, referentes a 2022, já se iniciaram, com o objetivo de retirar 85 mil metros cúbicos de sedimentos, anunciou agora a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM).
Através de um comunicado, a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) informou que a operação se enquadra no contrato plurianual de dragagens de manutenção dos portos do Norte de Portugal.
“As referidas dragagens foram precedidas dos levantamentos batimétricos, necessários à avaliação das reais condições de assoreamento neste porto, tendo-se agora dado início aos trabalhos de retirada dos excessos de sedimentos depositados”, refere a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM).
Segundo a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), os trabalhos no porto de pesca da Póvoa de Varzim, um do mais movimentados da Região Norte, contemplam, “numa primeira fase, a dragagem da barra e canal de entrada, e, numa segunda fase, a dragagem da zona adjacente ao cais dos combustíveis, estando previsto um volume total de 85.000 metros cúbicos de sedimentos”.
Até 2023, o Governo de Portugal pretende investir um total de 4,12 milhões de euros em dragagens anuais nos portos de Vila Praia de Âncora, em Caminha, Esposende, Póvoa de Varzim e Vila do Conde.
Está previsto ser dragado um total de 525 mil metros cúbicos de areia, repartidos pelos portos de Vila do Conde (130 mil metros cúbicos) e Póvoa de Varzim (200 mil), no distrito do Porto, Esposende (115 mil), distrito de Braga, e Vila Praia de Âncora (80 mil), distrito de Viana do Castelo.