Última hora

PSP detém 17 pessoas por venda de vestuário e calçado contrafeitos na feira de Vila do Conde

21 Maio 2022
PSP detém 17 pessoas por venda de vestuário e calçado contrafeitos na feira de Vila do Conde
Local
0

Uma operação que mobilizou cerca de 70 polícias terminou, esta sexta feira, com a detenção de 17 feirantes, dez mulheres e sete homens, dos quais 16 de nacionalidade portuguesa e uma de nacionalidade marroquina, na feira semanal de Vila do Conde, por venda de vestuário e calçado contrafeitos.
A ação, que contou com a participação de peritos de 18 marcas comerciais, que, no local, confirmaram se vestuário e calçado à venda nas bancas eram originais ou contrafeitos, envolveu também cinco buscas domiciliárias, durante as quais foi aprendida parte dos 1.178 artigos falsificados identificados pela PSP.
A feira de Vila do Conde sempre esteve associada à venda de material contrafeito, porém, ao longo dos últimos meses, o número de comerciantes a vender produtos ilegais foi aumentando, o que motivou várias queixas das marcas que viam os seus logótipos estampados no vestuário e calçado expostos nas bancas.
Para acabar com este fenómeno, a PSP levou a cabo uma operação de grande envergadura e, na sexta feira, deslocou para a feira vilacondense 40 agentes da Divisão de Investigação Criminal, apoiados por 20 elementos da Unidade Especial de Polícia, mais algumas unidades das Equipas de Intervenção Rápida e do efetivo de Vila do Conde.
Os cerca de 70 polícias chegaram ao local pelas 11 horas e viram, de imediato, roupa desportiva e equipamentos dos principais clubes portugueses e da Seleção Nacional à venda em muitas das bancas. Ouviram os feirantes a anunciar, em alta voz, a comercialização de vestuário e calçado contrafeitos. A venda deste material proibido era efetuada à vista de todos e sem o mínimo esforço para a esconder dos polícias que garantem a segurança da feira vilacondense.
Até às 14 horas, a PSP percorreu todas as bancas da feira de Vila do Conde e deteve dez mulheres e sete homens, todos indiciados pela venda de contrafação, que foram levados à esquadra, notificados para comparecer no tribunal na próxima segunda feira de manhã e libertados.