Última hora

Exposição “Os Rostos de Fátima” assinala Dia dos Museus na Cova da Iria no Santuário de Fátima

17 Maio 2022
Exposição “Os Rostos de Fátima” assinala Dia dos Museus na Cova da Iria no Santuário de Fátima
Cultura
0

O Dia Internacional dos Museus, quarta feira, vai ser assinalado no Santuário de Fátima com visitas guiadas à exposição temporária “Os Rostos de Fátima – Fisionomias de uma Paisagem Espiritual”, agendadas para as 11:30 e 15:30.
Dinamizadas pela equipa dos Serviços Educativos do Museu do Santuário de Fátima, as visitas, gratuitas, têm uma duração de cerca de 40 minutos, informou agora o santuário, acrescentando que a exposição abriu em 2 de dezembro de 2020, em plena pandemia, tendo como objetivo “convocar toda a humanidade a refletir sobre a sua própria condição, numa reflexão que apresenta o tema da morte e da vida como momentos luminosos da peregrinação do Homem no mundo”.
“A partir do acontecimento e da Mensagem que Nossa Senhora deixou na Cova da Iria, a exposição conta a história de Fátima nos vários rostos que a fizeram e cuja identidade conduzirá à esperança, numa época marcada pela insegurança, em que a necessidade do uso de máscaras tapou os rostos humanos. Através do relato das ações concretas dos protagonistas de Fátima, é dado a conhecer o trabalho e o compromisso que eles assumiram na divulgação da Mensagem que a Virgem de Fátima legou aos Pastorinhos”, acrescenta uma nota sobre a exposição divulgada na página do santuário na Internet.
Tendo em conta o regresso “a uma realidade social livre de restrições”, o Santuário volta a realizar visitas com a orientação de uma equipa de guias na primeira quarta feira de cada mês, dinamizando, também, uma visita temática à exposição, num programa que reiniciou, neste ano pastoral, no dia 4 de maio, com a presença da jornalista Aura Miguel.
Estão ainda previstas mais cinco visitas, sobre os temas “Os rostos dos Pastorinhos de Fátima na fotografia e na arte”, por Marco Daniel Duarte (1 de junho), “O rosto de Cristo cantado pela Verónica e por outros cantos da tradição popular”, pelo Rancho Folclórico da Casa do Povo do Paul, Covilhã (6 de julho), “Voz da Fátima, rosto do Santuário da Cova da Iria”, por Carmo Rodeia (3 de agosto), “A Virgem Peregrina, rosto de Fátima no mundo”, por Sónia Vazão (7 de setembro) e “Museologia, rosto da relação com o sagrado”, por Maria Isabel Roque (5 de outubro).
Segundo a mesma nota, as peças expostas pertencem, na sua maioria, ao espólio do Santuário de Fátima, havendo também peças dos Museus do Azulejo, de Aveiro e da Póvoa de Varzim, além de arquivos e bibliotecas privadas.
A exposição estará patente até 15 de outubro deste ano no Convivium de Santo Agostinho, no piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade.