Última hora

Alunos e professores dão as mãos junto ao mar para criar ‘corrente do oceano’ no Dia Escola Azul

18 Maio 2022
Alunos e professores dão as mãos junto ao mar para criar ‘corrente do oceano’ no Dia Escola Azul
Cultura
0

Alunos e professores de várias escolas do país vão dar as mãos na quinta feira para criar uma ‘corrente do oceano’, junto ao mar, numa iniciativa para assinalar o Dia Escola Azul.
O desafio foi lançado pelo programa Escola Azul para assinalar o dia com o mesmo nome, que se celebra na quinta feira, na véspera do Dia Europeu do Mar.
O objetivo, segundo a organização, é que a comunidade das 321 escolas envolvidas no programa dê as mãos pelo oceano e organize cordões humanos junto ao mar ou num local simbólico.
“Este momento simbólico que vai unir milhares de pessoas pretende mostrar como as gerações mais jovens estão unidas e mobilizadas para a necessidade de proteger o Oceano”, refere a Escola Azul em comunicado.
A iniciativa, que antecede o Dia Europeu do Mar, na sexta feira, acontece também cerca de um mês antes da Conferência dos Oceanos das Nações Unidas, que este ano decorrerá em Lisboa, de 27 de junho a 1 de julho.
Antecipando a participação de milhares de pessoas, a Escola Azul refere ainda que muitos dos cordões humanos estão a ser organizados com o apoio das autarquias e, por isso, não vão envolver apenas a comunidade escolar.
É o caso de Matosinhos, onde a ‘corrente do oceano’ será montada entre as praias de Angeiras e de Matosinhos; Sesimbra, na praia do Ouro; Setúbal, no porto; Faro, no parque ribeirinho, e Lagos, na Avenida dos Descobrimentos.
Em alguns dos casos, como em Vila Nova de Gaia ou Olhão, a organização prevê a participação de cerca de mil pessoas numa única corrente.
“Paralelamente à mensagem pelo Oceano, muitas escolas vão também aproveitar para deixar um apelo pela paz, tendo em conta o cenário de guerra que se vive atualmente na Ucrânia”, acrescenta o comunicado.
A Escola Azul é um programa educativo do Ministério da Economia e Mar, que envolve escolas que trabalham em temas ligados ao mar, com o objetivo de promover a literacia do oceano na comunidade escolar.