Última hora

Mulher de Matosinhos acusada pela morte do companheiro num quadro de violência doméstica

16 Abril 2022
Mulher de Matosinhos acusada pela morte do companheiro num quadro de violência doméstica
Local
0

Uma mulher de Matosinhos foi acusada por agressões fatais ao companheiro, num quadro de violência doméstica e em contexto de consumos excessivos de álcool, segundo uma informação da Procuradoria Regional do Porto.
O despacho de acusação, da responsabilidade da Secção Especializada Integrada de Violência Doméstica (SEIVD) do Ministério Público, imputa à arguida, presa preventivamente, o crime de violência doméstica sobre o homem com quem vivia em união de facto, agravado pelo resultado, a morte.
Os factos do processo ocorreram em 26 de setembro de 2021, ocasião em que, de acordo com a Secção Especializada Integrada de Violência Doméstica (SEIVD) do Ministério Público, a mulher, então com 42 anos de idade, agrediu o companheiro, de 45, no crânio com um vaso de plástico.
Depois, socorreu-se de uma faca de cozinha para lhe desferir três golpes na perna direita e pé esquerdo.
A sequência de agressões culminou com a arguida a atirar uma peça em cerâmica ao corpo do ofendido.
“Consequência das perdas hemorrágicas sofridas com as lesões provocadas pela arguida e do contexto de alcoolizado em que se encontrava, a vítima sofreu um evento arrítmico o qual, associado às demais patologias de que padecia, lhe causou a morte”, explica a Procuradoria Regional citando a Secção Especializada Integrada de Violência Doméstica (SEIVD) do Ministério Público.
Arguida e vítima viviam desde 2017 uma relação “marcada por frequentes episódios de violência física e verbal (…) em contexto de consumos excessivos de álcool”, segundo o despacho de acusação.
De acordo com dados da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, Portugal registou no ano de 2021 um total 23 mortes em contexto de violência doméstica (dezasseis mulheres, duas crianças e cinco homens).