Última hora

Tapetes de Flores estão de regresso às ruas de Vila do Conde nas Festas do Corpo de Deus

8 Março 2022
Tapetes de Flores estão de regresso às ruas de Vila do Conde nas Festas do Corpo de Deus
Cultura
0

A Procissão dos Tapetes de Flores, que se realiza de quatro em quatro anos, vai realizar-se este ano, no dia do Corpo de Deus, a 16 de junho.
Esta tradição já faz parte da história de Vila do Conde, sendo um dos mais vivos testemunhos da capacidade e dedicação dos vilacondenses.
Os Tapetes de Flores são um acontecimento invulgar, que resulta do esforço da comunidade de Vila do Conde para reforçar a identidade da cidade no país e no mundo. E desengane-se quem pensa que tudo isto surge da noite para o dia, uma vez que são semanas e semanas de trabalho até ao dia do Corpo de Deus para a elaboração dos Tapetes de Flores.
A realização dos Tapetes de Flores é uma tradição secular que embeleza as ruas do Centro Histórico e atrai milhares de visitantes a Vila do Conde, realizada por Vilacondenses que, ao longo de semanas, se unem para desfolhar flores.
Os moradores da Zona Histórica de Vila do Conde desfolham toneladas de flores, folha a folha, pétala a pétala, e, aos poucos, vão enchendo as caixas de papelão onde se conservam bucho, funcho e pampilhos, os primeiros a serem desfolhados. Aos verdes vão depois juntar-se os pampilhos amarelos e não tarda muito chegam as rosas e as granjas, que por causa da conservação, são as últimas a serem desbulhadas.
A par de tudo isto, há aqueles que se dedicam apenas à conceção das formas, desenhando os motivos e construindo o que vai dar a forma aos Tapetes de Flores.
Ao longo da noite do próximo dia 15 de junho e durante toda a madrugada de 16, os moradores das ruas do Centro Histórico de Vila do Conde vão preencher os cerca de 3 quilómetros de Tapetes de Flores para que, durante o dia, milhares de pessoas desfrutem do resultado final.
Em 2021, ano em que deveriam ter sido realizadas as Festas do Corpo de Deus, não se elaboraram os tradicionais Tapetes de Flores de Vila do Conde, devido à Covid-19.