Última hora

Pedro Mendes garante vice-liderança ao Rio Ave com golo no final do jogo com o Vilafranquense

8 Março 2022
Pedro Mendes garante vice-liderança ao Rio Ave com golo no final do jogo com o Vilafranquense
Desporto
0

Um golo de Pedro Mendes, aos 90+1 minutos, garantiu esta segunda feira a vitória do Rio Ave na visita ao Vilafranquense, por 2-1, em jogo da 25.ª jornada, que permitiu aos vilacondenses assumirem a vice-liderança da II Liga de futebol.
A formação de Vila Franca de Xira adiantou-se no marcador aos 55 minutos, através do experiente Nené, só que o avançado emprestado pelo Sporting assinou um ‘bis’, primeiro empatando o encontro, aos 83, e depois ‘selando’ o triunfo dos visitantes, em tempo de compensação.
Com este resultado, a equipa de Luís Freire ultrapassou o Benfica B (terceiro, com 47 pontos) e ascendeu à segunda posição, com 48 pontos, menos um do que o líder Casa Pia (49), que esta terça feira recebe o Mafra, no fecho da ronda, enquanto o Vilafranquense permanece no 12.º posto, com 29 pontos.
Numa primeira parte sem lances de real perigo, o Rio Ave entrou mais dominador, mas não conseguiu inaugurar o marcador, ao passo que os anfitriões iam tentando responder, a espaços, e apostando no contra-ataque.
Contudo, a história do encontro começou a ser escrita apenas na segunda parte, sendo que, logo após o intervalo, Léo Bahia até podia ter marcado através de um livre direto: o lateral-esquerdo fez um cruzamento ‘venenoso’ e valeu a atenção de Jhonatan, que conseguiu desviar a bola no último instante.
Não foi à primeira, mas foi à segunda e, aos 55 minutos, Nené inaugurou o marcador num lance em que os ribatejanos até se queixavam de uma falta sobre Belkheir à entrada da área. A bola acabaria por sobrar para o avançado brasileiro, que rematou ao canto inferior esquerdo.
O Rio Ave foi em busca do empate, e, aos 62 minutos, Pedro Mendes obrigou Luís Ribeiro a uma das defesas da noite na conversão de um livre, mas o golo apenas surgiu já nos últimos 10 minutos.
O recém-entrado Joca rematou com perigo, com o guarda-redes dos ribatejanos a ceder canto. E foi através do canto que surgiu o tento do empate: Pedro Mendes aproveitou uma ‘sobra’, dentro da área, e disparou, de pé esquerdo, para o canto oposto.
No entanto, o momento da noite estava reservado para o fim, quando, já em tempo de compensação, Pedro Mendes, um dos mais desequilibradores da partida, aproveitou um corte insuficiente do guarda-redes do Vilafranquense e só teve de encostar, completando a reviravolta e garantindo três pontos importantes para a formação de Vila do Conde.
O jogo referente à 25.ª jornada fica também marcado pela presença nas bancadas do treinador Rui Vitória, que ao intervalo foi agraciado pelo diretor-geral da SAD do Vilafranquense, Luís de Sousa, com uma camisola do clube que representou entre 1990 e 1999 como jogador e no qual viria a estrear-se enquanto treinador, em 2002.