Última hora

Motéis do Porto resistem à crise e esperam mais clientes para celebrar o Dia de São Valentim

9 Fevereiro 2022
Motéis do Porto resistem à crise e esperam mais clientes para celebrar o Dia de São Valentim
Economia
0

O negócio dos motéis no Grande Porto resiste à crise pandémica com unidades a preparar pacotes especiais e surpresas para celebrar o São Valentim 2022. A perspetiva em vários motéis é de lotação na época alta deste segmento hoteleiro.
“No fim de semana passado [dias 5 e 6 de fevereiro] estivemos com a ocupação completa à noite e esperamos que se repita no próximo fim de semana, antes do Dia dos Namorados [14 de fevereiro]”, relatou a rececionista do Motel Havay, em Leça do Balio, Matosinhos.
No Motel Havay não se fazem reservas para o Dia dos Namorados e os preços variam entre os 35 euros, por quatro horas de estadia, e os 90 euros, por 24 horas de duração, com garagem privativa.
A ocupação dos quartos tem estado a 50%, ou seja, o ambiente ainda é “morno” quando comparado com anos anteriores à pandemia da Covid-19, mas a altura do Dia dos Namorados é considerada uma das “épocas altas” neste segmento hoteleiro, à semelhança da noite da Passagem de Ano, acrescentou a funcionária.
No Motel Flamingo, também em Matosinhos, o pacote especial para o dia 14 de fevereiro custa 200 euros e contém no programa “uma suite com jacuzzi por 12 horas, pequeno-almoço, bombons e uma oferta surpresa”, adiantou a responsável daquele motel.
As taxas de ocupação do Motel Flamingo ainda não chegaram aos valores pré-pandémicos, mas as “horas de pico”, que são entre as 12:00 e as 14:00 e a partir das 21:00, voltaram a “compor-se” e na maioria dos dias chegam aos 50% de ocupação.
“Esperamos que o próximo fim de semana seja mais mexidinho por ser pré Dia dos Namorados, mas por outro lado não acredito que se vá trabalhar muito no Dia dos Namorados por ser segunda feira e por estarmos em pandemia”, acrescentou a rececionista.
No Motel O Sonho, no concelho de Valongo, a expectativa para a noite de São Valentim é encher os 25 quartos “duas vezes”, porque há estadias de duas horas, quatro horas e 12 horas, explica a rececionista daquela unidade.
“Temos 25 quartos e vamos encher na noite de 14 para 15. Se for como nos anos anteriores trabalha-se muito na noite de 14 para 15 de fevereiro”, disse a funcionária, explicando que têm também pacotes especiais de “12 horas” para as suites com jacuzzi e hidromassagem, cujos preços variam entre os “130 e 180 euros”.
A perspetiva para o fim de semana de 12 e 13 de fevereiro é também animadora no Sonho Motel. “Temos perspetivas de que vai ser bom. Já temos reservas para o próximo fim de semana”, revela.
No Motel Avenue, em Valongo, também se espera “lotação esgotada” entre os dias 12 e 14.
“Se for idêntico aos anos anteriores vai encher mais do que uma vez”, conta a rececionista do Motel Avenue, explicando que as ofertas variam entre as três e as 12 horas e que os preços variam entre os 45 euros e os 90 euros, consoante as horas de estadia. Para as suites, os preços são mais elevados e variam entre os 100 e 180 euros.
No Silk Motel, em Pedroso, Vila Nova de Gaia, a direção da unidade hoteleira espera “uma grande afluência para o próximo fim de semana e Dia dos Namorados tendo em conta o número de contactos feitos pelos clientes”, contudo, e devido à situação atual de pandemia, observam que é “incerto” prever a lotação.
No Motel Habana, em Matosinhos, as últimas noites têm estado “sempre completas”, enquanto durante o dia a taxa de ocupação é na ordem dos 50%.
Para o São Valentim, o Habana, que tem 50 quartos, não faz reservas, mas a perspetiva é ter uma taxa de ocupação normal, com os picos da afluência a ocorrerem à hora de almoço e depois de jantar.
Um casal que deseje celebrar o dia num motel pode contar com privacidade e sigilo. Há motéis onde basta selecionar o quarto numa máquina especial localizada à entrada do alojamento, sem ter de trocar qualquer diálogo com funcionários do empreendimento.
Ao selecionar o número do quarto, o cliente vê a barreira do ‘check-in’ e a porta da garagem do quarto abrirem automaticamente, obtendo dessa forma o acesso direto à garagem, que liga ao quarto.
O ‘check-out’ dos clientes também é totalmente sigiloso, pois basta pagar numa máquina e a barreira das traseiras do motel abre.
Segundo uma funcionária de um dos motéis do Porto, estes alojamentos em Portugal servem muitas vezes para reconciliações quando os casamentos já não estão a 100% e há cada vez mais mulheres a marcarem quartos para fazer uma surpresa ao marido nos aniversários ou para quebrar a rotina do dia a dia, com erotismo e sensualidade.