Última hora

MAR Shopping do Algarve e de Matosinhos lançam despensas solidárias de bens essenciais

6 Janeiro 2022
MAR Shopping do Algarve e de Matosinhos lançam despensas solidárias de bens essenciais
Local
0

Os visitantes dos centros comerciais MAR Shopping Algarve e Matosinhos encontram junto do supermercado Pingo Doce e do hipermercado Auchan, respetivamente, duas despensas solidárias, onde podem deixar desde bens essenciais alimentares a fraldas, para ajudar famílias carenciadas, a alimentação animal e produtos de limpeza, para apoiar instituições de proteção animal.
Estas são algumas das necessidades mais prementes das instituições às quais os bens se destinam. “Ajudar a encher a despensa de quem mais precisa” é o apelo dos centros comerciais MAR Shopping, na expectativa que, desta forma, a comunidade se possa envolver no apoio aos mais desfavorecidos.
Conscientes que em ambas as comunidades existe um número significativo de pessoas desfavorecidas, muitas das quais a depender do apoio e da solidariedade das instituições locais, cenário que a pandemia de Covid-19 só veio evidenciar, os centros comerciais da Ingka Centres em Portugal lançam mais uma iniciativa que pretende não só apoiar quem mais precisa, mas potenciar o espírito de comunidade.
As organizações não-governamentais e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) que, no Algarve, serão apoiadas numa primeira fase são a Cruz Vermelha Portuguesa, a Re-food Almancil, a GATO e a ARA – Animal Rescue Algarve. Por sua vez, em Matosinhos, as primeiras a beneficiar da iniciativa são a Passo Positivo, a Cruz Vermelha Portuguesa, o Banco Alimentar, a Re-food de Leça da Palmeira, a Associação de Apoio a Pessoas com Cancro, a Associação Midas e a CãoViver.
As entidades beneficiadas apoiam famílias desfavorecidas, mas também aqueles que, em pandemia, mais têm visto a sua necessidade de intervenção aumentar. São os casos da Associação de Apoio a Pessoas com Cancro, cujos utentes, além da doença, têm muitas vezes de lidar com problemas financeiros, ou a Cruz Vermelha Portuguesa, que tem vindo a ajudar vítimas de violência doméstica, flagelo que não para de crescer no país, ou pessoas com doença mental. Não são esquecidas as instituições de proteção animal, pois, com a pandemia, aumentou também o abandono de animais domésticos, com os abrigos a ficarem sobrelotados.
Ao longo do ano, as instituições vão sendo renovadas, já que o objetivo é apoiar o máximo de pessoas com diferentes tipos de necessidades.
Para apoiarem esta causa, os visitantes dos centros MAR Shopping Algarve e Matosinhos apenas precisam de deixar nas prateleiras das respetivas despensas solidárias os bens solicitados, os quais serão reencaminhados para as instituições de acordo com as suas necessidades.