Última hora

Câmara Municipal de Matosinhos cria comissão de tutela para o fecho da refinaria da Galp

14 Dezembro 2021
Câmara Municipal de Matosinhos cria comissão de tutela para o fecho da refinaria da Galp
Política
0

A Câmara de Matosinhos aprovou por unanimidade a criação de uma comissão de acompanhamento do encerramento da refinaria da Galp, que integrará todos os grupos e partidos com assento na Assembleia Municipal matosinhense.
“É para mim absolutamente decisivo que, para além de todas as diligências, haja um órgão onde todos estes assuntos sejam tratados e onde todos os partidos políticos tenham assento”, defendeu a Presidente da Câmara, Luísa Salgueiro.
Justifica a proposta apresentada pelo executivo que a “estrutura do Conselho Consultivo tal como foi constituído, pela sua dimensão e caráter abrangente, cumpriu com a sua missão de definição de uma visão para a reconversão daquele território de forma participada e transparente. Contudo, perante a especificidade do conteúdo que é necessário analisar nesta nova etapa, a de descomissionamento do complexo e de transição para novas utilizações, revela-se demasiado ampla”.
No dia 21 de dezembro de 2020, a Galp comunicou à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a decisão de encerramento da atividade de refinação em Matosinhos, concentrando as suas atividades no complexo de Sines, tendo posteriormente, para acompanhar todo o processo, a Câmara constituído um Comité Científico e um Conselho Consultivo sobre a Reconversão da Refinaria, lê-se ainda no documento.
No debate, o vereador da CDU, José Pedro Rodrigues alertou para o “processo de requalificação dos trabalhadores” da refinaria, aludindo aos casos de trabalhadores “altamente qualificados” que poderão ser conduzidos para áreas que não correspondem à sua formação, assegurando Luísa Salgueiro que “se está no caminho certo para uma verdadeira alternativa profissional”.
O Estado é um dos acionistas da Galp, com uma participação de 7%, através da Parpública.