Última hora

Indaqua concluiu plano de investimentos nas redes de água e saneamento de Vila do Conde

5 Novembro 2021
Indaqua concluiu plano de investimentos nas redes de água e saneamento de Vila do Conde
Local
0

A Indaqua de Vila do Conde terminou a empreitada que fez crescer a rede pública de água e saneamento em 42 quilómetros. Estes serviços passaram agora a chegar também à União de Freguesias de Bagunte, Ferreiró, Outeiro Maior e Parada, abrangendo assim todas as freguesias do concelho e a quase totalidade do território vilacondense.
Ao longo de um ano, a Indaqua de Vila do Conde aplicou uma verba de 1,8 milhões de euros, prevista no Plano de Investimentos traçado em conjunto com a autarquia vilacondense e o objetivo agora alcançado passou por alargar à União de Freguesias de Bagunte, Ferreiró, Outeiro Maior e Parada o acesso a dois serviços essenciais – água e saneamento.
Com a conclusão das intervenções que integravam o Plano de Investimentos da Indaqua de Vila do Conde, a taxa de cobertura da rede de água fixa-se nos 98,6% e a taxa de saneamento nos 93,4%, em todo o concelho. Em 2009, ano de início da atividade da Indaqua em Vila do Conde, estes valores não iam além dos 65% no caso do saneamento e dos 73,9% no que diz respeito à rede de água.
“A conclusão destas obras traz um marco importante para Vila do Conde e para a atividade da Indaqua, pois, pela primeira vez, todas as freguesias têm acesso à rede pública de água e saneamento”, afirmou Alexandre Leal, Diretor Geral da Indaqua de Vila do Conde.
“As redes de água e saneamento, que temos alargado de forma progressiva, representam uma melhoria na qualidade de vida do concelho. Isto porque garantem a distribuição de água com qualidade comprovada e a recolha e devido tratamento de águas residuais, evitando a contaminação dos solos e dos recursos hídricos naturais”, acrescentou Alexandre Leal, Diretor Geral da Indaqua de Vila do Conde.
“Terminadas estas obras do Plano de Investimentos, mantém-se o compromisso da empresa com a melhoria contínua dos serviços, que levará a que sejam executadas diversas intervenções de melhoramento de infraestruturas, aplicando uma verba estimada de 11 milhões de euros, ao longo dos próximos anos”, tornou público a Indaqua de Vila do Conde em comunicado.