Última hora

Festival de Música In Spiritum regressa ao Porto a 1 de dezembro com exibição de Orlando Consort

9 Novembro 2021
Festival de Música In Spiritum regressa ao Porto a 1 de dezembro com exibição de Orlando Consort
Cultura
0

O In Spiritum – Festival de Música do Porto regressa em dezembro com uma programação que “vai desde o canto gregoriano até à música do século XX, ligando a cultura ocidental e a cultura indiana”, anunciou hoje a organização.
Em declarações aos jornalistas, Cesário Costa, diretor artístico do festival, que já vai na sexta edição e que decorrerá entre 1 e 12 de dezembro, disse que o concerto inaugural conta com a presença dos The Orlando Consort, “um dos grupos vocais mais conceituados da Europa que irá apresentar um programa muito especial, que estabelece a ligação da cultura ocidental e com a cultura oriental”.
Designado “Mantra: Uma Conversação Musical pelo Oceano Índico”, o programa deste concerto, que se realiza no Salão Árabe do Palácio da Bolsa, consiste em “recordar aquilo que foi a chegada, no século XVI, dos missionários portugueses a Goa e a forma como se terá estabelecido esse diálogo entre os missionários e os habitantes locais”.
De acordo com o diretor artístico do In Spiritum, no segundo concerto, a 5 de dezembro, a soprano Raquel Camarinha e o pianista francês Yoan Héreau irão apresentar, no Museu da Cidade – Extensão do Romantismo (antigo Museu Romântico, na Quinta da Macieirinha, junto ao Palácio de Cristal) o programa “Harmonie du soir”, a canção francesa no século XIX, com obras de Fauré, Debussy e Duparc.
“Raquel Camarinha, que vive em Paris, está a fazer uma carreira internacional de grande qualidade, mas é pouco conhecida em Portugal, terá, desta forma, a possibilidade de se apresentar no Museu da Cidade”, disse.
A 8 dezembro, na igreja românica de Cedofeita, será apresentado um programa onde o Coro Gregoriano de Lisboa interpretará música gregoriana, que faz parte do calendário litúrgico para esse dia dedicado a Nossa Senhora da Conceição.
Segue-se, a 11 de dezembro, um concerto na igreja de São João Novo, com a Accademia Del Piacere, agrupamento espanhol multipremiado, que será “centrado na música de viola de gamba que terá sido apresentada na corte do Rei Sol, Luís XIV”.
A Accademia Del Piacere apresenta o programa “Les Violes du ciel et de l´enfer”, com obras de Marais, Forqueray e Rameau.
“A particularidade é que numa igreja barroca portuguesa teremos este concerto de música barroca francesa”, sublinhou Cesário Costa.
O festival termina a 12 de dezembro, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, em Matosinhos, onde será apresentado um recital de guitarra clássica, pelo português Joaquim Santos Simões.
O programa inclui obras de Takemitsu, Britten, Henze.
O In Spiritum 2021 é uma coprodução ACIS Cultural In Spiritum e Câmara Municipal do Porto.
O festival foi criado em 2014 por Raquel Gomes e Alfredo da Costa, que se inspiraram na “vivacidade e nas tradições” do Centro Histórico do Porto.
O preço dos bilhetes para os concertos varia entre os 15 e os 20 euros.