Última hora

Trabalhadores reivindicam em Vila do Conde reabertura das cantinas do Politécnico do Porto

19 Outubro 2021
Trabalhadores reivindicam em Vila do Conde reabertura das cantinas do Politécnico do Porto
Local
0

Cerca de duas dezenas de trabalhadores dos bares e cantinas do Instituto Politécnico do Porto (IPP) manifestaram-se hoje junto ao polo de Vila do Conde, reivindicando a reaberturas dos equipamentos, que foram encerrados em abril deste ano.
Deste então, estes trabalhadores, que pertenciam aos quadros de empresas que exploravam os bares e cantinas do Instituto Politécnico do Porto (IPP) estão sem trabalhar, esperando que surjam novos concursos para que os equipamentos sejam reabertos.
“O IPP continua a não querer assumir os trabalhadores e apesar de já ter aberto vários concursos, as empresas que inicialmente se mostram interessadas na concessão acabam por recuar, ora por que o concurso não é atrativo, ora porque as instalações não estão preparadas”, disse o líder sindical Nuno Coelho.
Este representante do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restauração e Similares do Norte, divulgou que no polo de Vila do Conde houve uma empresa que “tinha tudo pronto para começar a laborar nas cantinas a 1 de outubro, mas desistiu quando verificou que os equipamentos não estavam em condições”.
“O IPP disse que já está a fazer obras e que irá substituir os equipamentos para poder reabrir. Mas, entretanto, a empresa desistiu e é preciso abrir outro concurso. Enquanto isso estes trabalhadores continuam prejudicados”, acrescentou Nuno Coelho.
O sindicalista vincou que também a comunidade escolar está a sair prejudicada deste processo “de avanço e recuos”, pois desde abril continuam sem ter acesso às cantinas e bares.
“Estão sem refeições nas cantinas e deparam-se com um aumento do custo de vida porque são obrigados a sair das instalações para ir comer fora e com preços mais elevados. Já recebemos a solidariedade da associação de estudantes”, divulgou Nuno Coelho.
Pela ação do sindicato, os trabalhadores conseguiram que a Segurança Social os apoiasse, desde junho, com uma prestação equivalente ao subsídio de desemprego, devido às suspensões dos contratos de trabalho, mas, ainda assim, não escondem o desânimo.
“Já estamos nesta incerteza há muito tempo, e cada vez estou menos confiante que a situação se resolva. Só há pouco tempo começamos a receber apoio da Segurança Social, e se não fosse o auxílio da família já tinha faltado comida em casa. Estou muito desanimada”, desabafou a Sandra Sousa, que trabalha nas cantinas e bares há 20 anos.
A trabalhadora confessou que já pensou desistir e tentar encontrar outro emprego, mas também sente que a comunidade escolar merece que continue a sua luta.
“Temos falado com os alunos e vemos que eles também estão desagradados com a situação. Pagam as propinas e não têm as cantinas e os bares a funcionar. Estão a trazer as refeições em marmita ou têm de ir a restaurantes. Sentimos o apoio deles para que tudo volte à normalidade”, partilhou Sandra Sousa.
O Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restauração e Similares do Norte lamenta que o Instituto Politécnico do Porto (IPP) esteja “há sete meses a empurrar com a barriga”, numa “falta de respeito pelos trabalhadores e pelos alunos, funcionários e professores”, a quem restam máquinas automáticas ou refeições fora das escolas.