Última hora

Rio Ave com ataque letal em Vila do Conde goleia Boavista e segue em frente na Taça de Portugal

18 Outubro 2021
Rio Ave com ataque letal em Vila do Conde goleia Boavista e segue em frente na Taça de Portugal
Desporto
0

O Rio Ave, da II Liga, garantiu este domingo a passagem à fase seguinte da Taça de Portugal, depois aplicar uma goleada, por 4-0, ao Boavista, do principal escalão, numa partida em que os vilacondenses foram letais.
Zé Manuel, de grande penalidade, aos 14 minutos, começou a construir a vantagem do conjunto da foz do Ave, que foi dilatada, já na segunda parte, com um tento de Guga, aos 73, e com um ‘bis’ de Gabrielzinho (86 e 88), que vincou a superioridade demonstrada pela equipa.
As diferenças de escalão começaram cedo a ser esbatidas pelo Rio Ave, que entrou melhor na partida, começando a pressionar o adversário, e chegando à vantagem ainda antes do quarto de hora, através de uma grande penalidade, a castigar um alegado desvio com o braço de Cannon a um remate de Guga, que Zé Manuel, na conversão, não desperdiçou.
O Boavista, que já tinha denotado dificuldades na articulação do seu jogo desde o início do desafio, ficou ainda mais tolhido de movimentos após a desvantagem, não conseguindo explorar a sua vertente ofensiva e acabando por recuar perante o maior ritmo dos vilacondenses.
A formação da foz do Ave manteve em constante sobressalto a defensiva contrária com rápidas investidas pelas alas, mas que acabavam por pecar na definição final, embora ainda assustando o guardião boavisteiro Bracali, num par de remates de Aziz e Vítor Gomes.
Dominados e sem capacidade de resposta os axadrezados recolherem para o descanso em desvantagem e sem um único remate perigoso à baliza vilacondense, levando o técnico João Pedro Sousa a mexer na equipa, logo no reatamento, lançando Reymão e Makouta, na tentativa de corrigir as fragilidades do meio-campo.
A mexida trouxe equilíbrio aos axadrezados, que surgiram com mais embalo, e logo nos iniciais minutos do segundo tempo vincaram uma maior presença na área contrária, pontuada com vários remates que deixaram o Rio Ave em alerta.
No entanto, ao expor-se na busca do empate, o Boavista acabou por ceder mais espaços para os rápidos contra-ataques dos locais, que com entrada de Gabrielzinho, aos 67 minutos, ganharam velocidade e rasgo.
Aos 73 minutos, o extremo brasileiro foi decisivo ao combinar com Guga, para que o médio fizesse o 2-0, e, já na parte final, teve duas jogadas plenas de inspiração, em tudo semelhantes, em que arrancou quase desde o meio-campo e só parou quando fez dois golos (86 e 88) que fixaram o 4-0.
Sem capacidade, nem tempo, para reagir, o Boavista ainda terminou o jogo reduzido a nove elementos, com expulsão de Gustavo Sauer, por acumulação de amarelos, e saída de Tiago Ilori, devido a lesão.