Última hora

Poveiros criam marca de sapatilhas sustentável e inovadora Shoevenir com lembranças associadas

19 Outubro 2021
Poveiros criam marca de sapatilhas sustentável e inovadora Shoevenir com lembranças associadas
Economia
0

“Da Póvoa para o Mundo”, assim se intitula a exposição de sapatilhas da Shoevenir, marca criada por Gonçalo Marques e Miguel Lopes, presente no Centro Coordenador de Transportes até ao dia 20 deste mês.
Gonçalo Marques, formado em Gestão, e Miguel Lopes, licenciado em Design, amigos de infância, da Póvoa de Varzim, acreditam que viagens, arte e sustentabilidade funcionam bem em conjunto. A partir de uma startup incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, mostram que é possível contar histórias nos pés com a Shoevenir, sapatilhas que retratam cinco lugares: Porto, Lisboa, Madeira, Açores e Algarve.
As ilustrações, feitas por artistas, condensam as cidades e regiões nas palmilhas. “A ideia é dar ao turista um produto que nunca viu”, refere Gonçalo Marques. “É muito mais do que uma sapatilha, é uma sapatilha que reúne toda a magia de um lugar.”
Esta nova marca portuguesa foi criada pelos amigos de infância Gonçalo Marques e Miguel Lopes e, ao contrário do que acontece com muitas marcas, a ideia não nasceu do produto. Tudo começou com uma palavra.
“Surgiu depois de vir da China, onde estive a viver e a trabalhar. Era uma palavra em que estava a pensar há uns meses e falei com o Miguel”, conta Gonçalo Marques.
Isto foi mais ou menos há dois anos e não foi muito difícil chegar à conclusão do que queriam fazer. Gonçalo é formado em Gestão e Miguel em Design de Comunicação, têm 26 anos, ambos têm interesse pelos mundos da arte e da moda e são fãs de sapatilhas. A partir daí, começaram a investigar o que poderiam fazer para levar a ideia até ao sucesso. Queriam que todo o conceito estivesse muito ligado às viagens e ao turismo. Sobretudo de forma a criar um produto que seria uma recordação mais interessante e menos óbvia do que os ímanes.
“Queremos revolucionar a oferta de calçado, mas também somos mais do que um logótipo. Representamos numas sapatilhas as memórias dos locais e das viagens.”
São sapatilhas unissexo, do 36 ao 46, produzidas em Portugal, feitas com materiais amigos do ambiente, cortiça reciclada, pele sintética, sola 100% reciclável. “As ilustrações estão dentro da sapatilha para não competirem com o design”, explica Miguel Lopes.
As sapatilhas são feitas em Felgueiras, na fábrica JOVAN, e todos os materiais vêm de fábricas do norte de Portugal, com exceção de um fornecedor que é espanhol. A marca tem ainda uma grande preocupação com a sustentabilidade, por isso os materiais usados não são de origem animal.