Última hora

Lactogal paga mais 1,5 cêntimos por litro de leite a cooperativas depois de protesto de produtores

5 Outubro 2021
Lactogal paga mais 1,5 cêntimos por litro de leite a cooperativas depois de protesto de produtores
Economia
0

O grupo Lactogal aumentou, desde 1 de outubro, em 1,5 cêntimos o valor pago por litro às uniões cooperativas a quem compra, em exclusivo, a matéria-prima.
“Ciente do atual contexto económico, que tem afetado de forma bastante adversa a economia das explorações leiteiras em Portugal, o grupo Lactogal decidiu aumentar em 1,5 c o valor pago por litro às três uniões cooperativas a quem compra, em exclusivo, a sua matéria-prima”, avançou em comunicado.
O grupo Lactogal notou que, desde o início da pandemia de Covid-19, os operadores têm suportado um “elevado aumento” dos custos de exploração, acrescentando que, apesar da diminuição de produtos lácteos em Portugal, a Lactogal “tem feito um inequívoco esforço de valorização da produção leiteira”.
Em causa está um plano de investimentos tecnológicos de cerca de seis milhões de euros por ano, desde 2016, para preparar o período a seguir ao fim do regime de quotas.
Segundo o operador, este plano tem permitido suportar as exportações que, na média dos últimos cinco anos, representam sensivelmente 27,6% do volume de negócios.
A Lactogal, que embala leite e produz leite achocolatado, iogurtes, queijo e manteiga, emprega cerca de 1.400 trabalhadores.
Entre as marcas do grupo encontram-se a Agros, Matinal, Castelões, Mimosa, Vigor, Primor e Fresky.
Têm sido frequentes as reivindicações de direitos de trabalhadores do grupo Lactogal e de produtores de matéria-prima láctea.
Os trabalhadores da Lactogal reúnem-se frequentemente nas imediações das empresas do grupo em forma de protesto para denunciarem diferenças salariais e reivindicarem atualização nos vencimentos.
Mais recentemente, a Associação dos Produtores de Leite de Portugal (APROLEP) disse-se asfixiada por 20 anos sem atualização do preço pago ao produtor e defende um entendimento para passar a receber 38 cêntimos por litro, disse o presidente.
Duas décadas depois, a Lactogal atualizou os preços aos produtores.