Última hora

GNR deteve na Póvoa de Varzim homem e mulher suspeitos de furtos em viaturas em Barcelos

21 Outubro 2021
GNR deteve na Póvoa de Varzim homem e mulher suspeitos de furtos em viaturas em Barcelos
Local
0

A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve, após uma perseguição automóvel, um homem e uma mulher suspeitos de furto no interior de viaturas no concelho de Barcelos, anunciou aquela força de segurança.
Em comunicado, a Guarda Nacional Republicana (GNR) acrescenta que em causa estava uma investigação na sequência de uma denúncia de três furtos em interior de viaturas, junto a estabelecimentos comerciais, no concelho de Barcelos, no distrito de Braga.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) localizou os suspeitos, mas estes, ao serem abordados, colocaram-se em fuga, numa viatura que constava para apreender, acabando por se despistar no concelho de Póvoa de Varzim, no distrito do Porto.
O homem, de 40 anos de idade, tinha pendente uma pena de prisão de quatro anos, tendo sido conduzido ao Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira.
A mulher, de 42 anos de idade, foi constituída arguida e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Barcelos.
Os artigos furtados foram entregues aos legítimos proprietários.
Nos três primeiros trimestres de 2021 registou-se, na área de ação do Comando Territorial do Porto (CTP) da GNR, um “ligeiro aumento da criminalidade geral”, mas com “diminuição acentuada dos crimes contra o património”, segundo dados revelados na passada segunda feira, 11 de outubro.
Quanto a 2020, João Fonseca revelou a existência de 91.837 ações de patrulhamento e que foram percorridos mais de quatro milhões de quilómetros, tendo sido realizadas 5.646 ações, para um público alvo de 35.385 pessoas, atinente às Secções de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário.
O Comando Territorial do Porto da Guarda Nacional Republicana (GNR) atua em 17 dos 18 concelhos do distrito, nove em situação de exclusividade e oito partilhados com a Polícia de Segurança Pública (PSP), dispondo de seis destacamentos territoriais, dois destacamentos de trânsito, um destacamento de intervenção, 31 postos territoriais, um posto de trânsito e um posto fiscal.
No total, engloba 1.600 militares e civis, 500 viaturas e 67 infraestruturas entre quartéis, casas de função e de guarnição, atuando numa área de 2.093 quilómetros quadrados, “garantindo a segurança e o apoio” de 3,5 milhões de pessoas, 900 mil das quais residentes.