Última hora

ECDC alerta para possível próxima época gripal particularmente severa para os mais idosos

26 Outubro 2021
ECDC alerta para possível próxima época gripal particularmente severa para os mais idosos
País
0

O Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) alertou hoje para a possibilidade da próxima época gripal ser particularmente severa para os mais idosos, na sequência da deteção precoce de alguns casos, e apelou para a vacinação.
Em comunicado, o Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) explica que apesar de o número de casos identificados se manter, para já, baixo na maioria dos países da União Europeia, a circulação do vírus da gripe já está acima do limite sazonal na Croácia, “o que é extremamente precoce”.
Além da identificação precoce de casos, a principal variante detetada entre os casos registados no último mês é influenza A, que, segundo o Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC), afeta desproporcionalmente os idosos e está associado a uma menor eficácia da vacina.
Sem conseguir prever com exatidão como será a próxima época gripal, o especialista Pasi Penttinen, do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC), sublinha a necessidade de tomar as precauções necessárias de forma a proteger os mais vulneráveis.
“Um aumento acentuado nas infeções de gripe durante a pandemia de Covid-19 pode ter consequências graves para os idosos e aqueles com sistema imunológico fraco e pode representar uma carga adicional para os sistemas de saúde já afetados pela pandemia”, alertou, citado em comunicado.
De acordo com o Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC), no ano passado registou-se uma quebra significativa, superior a 99%, no número de casos de infeção pelo vírus da gripe na União Europeia, potencialmente como resultado das regras e cuidados impostos pela pandemia da Covid-19.
“Na sequência da nossa experiência com a pandemia da Covid-19, temos agora mais evidências de que intervenções não farmacêuticas como o distanciamento social e medidas de higiene podem limitar com eficácia a disseminação do vírus”, aponta ainda o mesmo especialista.
O Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) apela para a manutenção de muitos desses cuidados, destacando a importância da vacinação contra o SARS-CoV-2 e contra a gripe que, segundo Pasi Penttinen “também oferecem uma boa proteção contra a doença grave”.
“Aqueles que trabalhem em lares ou em ambiente de saúde deveriam assegurar que estão vacinados antes dos meses de inverno”, reitera Pasi Penttinen do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC).
Em Portugal, o processo de vacinação contra a gripe arrancou no final do mês de setembro para residentes, utentes e profissionais de estabelecimentos de respostas sociais, doentes e profissionais da rede de cuidados continuados integrados, profissionais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e grávidas.
Entretanto, foi alargado a maiores de 65 anos de idade que estão também, desde 11 de outubro, a ser chamados para receber a terceira dose da vacina contra a Covid-19, à semelhança dos utentes de lares e de unidades de cuidados continuados.