Última hora

Culpados do surto de Legionela de Vila do Conde, Póvoa de Varzim e Matosinhos “ainda não há”

1 Outubro 2021
Culpados do surto de Legionela de Vila do Conde, Póvoa de Varzim e Matosinhos “ainda não há”
Local
0

António Lacerda Sales afirmou no Encontro Nacional de Medicina Geral e Familiar que ainda não há “culpados” do surto de Legionela que há cerca de um ano matou 14 pessoas em Vila do Conde, Póvoa de Varzim e Matosinhos, mas onde a doença foi identificada em 89 seres humanos.
“Culpados ainda não há. É às instituições que investigam que compete atribuir essas responsabilidades”, referiu esta quinta feira, em Braga, António Lacerda Sales.
O Ministério Público (MP) anunciou na altura a abertura de um inquérito para investigar as causas e a origem do surto.
O secretário de Estado Adjunto e da Saúde afirmou que o Governo vai reforçar a “atenção” à questão da Legionela, com uma nova estratégia que estará pronta até ao final do ano.
Em declarações aos jornalistas à margem do 38.º Encontro Nacional de Medicina Geral e Familiar, António Lacerda Sales enfatizou que o Governo está a olhar “com muita atenção” para o Programa de Intervenção Operacional de Prevenção Ambiental da Legionela (PIOPAL).
“Vamos reforçar a nossa atenção a esta questão da Legionela. Há uma nova estratégia que até o final do ano sairá por parte da Direção-Geral da Saúde (DGS), em conjunto com o INSA [Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge]”, referiu.
Lembrando que se está a entrar “na época da Legionela”, o governante disse que ainda na quarta feira teve uma reunião com os presidentes das administrações regionais de saúde, com o presidente do INSA e com a DGS, para preparar a nova estratégia.
“Estamos a olhar com muita atenção para o PIOPAL, um programa que revisita toda esta questão da Legionela, quer através da monitorização, quer através da fiscalização de instituições de saúde”, disse o governante.
A doença do legionário, provocada pela bactéria ‘Legionella Pneumophila’, contrai-se por inalação de gotículas de vapor de água contaminada (aerossóis) de dimensões pequenas que transportam a bactéria para os pulmões, depositando-a nos alvéolos pulmonares.