Última hora

Câmara da Póvoa de Varzim promove Camisola Poveira em loja da Semana da Moda de Londres

12 Outubro 2021
Câmara da Póvoa de Varzim promove Camisola Poveira em loja da Semana da Moda de Londres
Economia
0

A Camisola Poveira fez uma incursão na Semana da Moda de Londres, num modelo híbrido, juntando eventos físicos e digitais, dos quais se destacaram a presença da marca Marques’Almeida, dos portugueses Marta Marques e Paulo Almeida.
A Camisola Poveira foi promovida pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim numa loja ‘pop-up’ da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) com designers não só de moda, mas das áreas de joalharia, acessórios ou cerâmicas e decoração de interiores.
Historicamente associada às tradições piscatórias da Póvoa de Varzim, a camisola feita de lã branca de fio grosso, decorada com motivos a ponto cruz, ganhou um interesse renovado este ano após uma polémica com a estilista norte-americana Tory Burch, que criou um artigo muito semelhante e o promoveu como produção própria.
O incidente ganhou dimensão mediática e, apesar de a empresária ter admitido o erro e retirado o artigo das suas plataformas de venda, está a ser promovida uma ação judicial, interposta pelo Estado Português nos tribunais dos Estados Unidos da América, contra a estilista, com um pedido de indemnização pelos danos causados por alegada apropriação abusiva do património local e nacional.
A tradição da manufatura portuguesa foi demonstrada ao vivo na “loja” da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), tendo ainda sido os visitantes desafiados a participar em bordados artesanais e técnicas de tecelagem, bem como na produção de peças e têxteis feitos à mão.
O regresso aos desfiles e ações físicas, suspensos desde o início da pandemia de Covid-19, representa uma oportunidade para a recuperação destes setores da indústria.
Um estudo da Federação das Indústrias Criativas, publicado recentemente, indica que, com investimento, podem crescer mais de 26% até 2025, e contribuir com 132,1 mil milhões de libras (155 mil milhões de euros) e criar 300.000 novos postos de trabalho.