Última hora

A Palavra d@ Candidat@: Carlos Soares, PSD, Retorta e Tougues, Vila do Conde

17 Setembro 2021
A Palavra d@ Candidat@: Carlos Soares, PSD, Retorta e Tougues, Vila do Conde
Opinião
0

O que me motivou a ter aceitado o convite do Prof. Pedro Soares para encabeçar a candidatura à União de Freguesias de Retorta e Tougues, assenta em três convicções.
1.ª Um projeto novo estruturado na descentralização e suportado na mudança como paradigma personificado na vontade resiliente do candidato PSD à CM de Vila do Conde.
2.ª A aposta nas novas gerações, constituindo um fator imperativo para assegurar a sua participação ativa nas decisões políticas, através do seu necessário envolvimento e acolhendo o seu contributo.
3.ª Reforço das políticas de desenvolvimento local, apostando numa distribuição dos investimentos por todo o território do Concelho de uma forma mais equitativa, concedendo à generalidade da população o acesso melhores infraestruturas.
Projetos para a UFs. Retorta/Tougues
Em linhas gerais eu e a minha equipa pretendemos direcionar a nossa intervenção nas seguintes áreas:
Infraestruturas
Melhorar a rede viária que se encontra em estado deplorável, intervindo prioritariamente ao nível do pavimento, mas também promovendo o alargamento e a construção de passeios;
Ampliação da cobertura da rede de saneamento à freguesia de Retorta;
Recursos Financeiros e Financiamento
Captação de mais recursos financeiros para desenvolvimento da UFs, atendendo ao facto que a freguesia de Tougues historicamente tem acomodado as “estruturas sanitárias” do concelho, nomeadamente um aterro sanitário comummente conhecido pela lixeira de Tougues e mais recentemente desde 2010 a ETAR do Ave que serve uma população de aproximadamente 184.000 habitantes residentes nos Municípios de Vila do Conde e Póvoa do Varzim, sem que para tal exista qualquer tipo de compensação ou contrapartida para a população aí residente.
Equipamentos desportivos e zonas de lazer
Tornar as zonas ribeirinhas acessíveis, melhorando e criando zonas acesso pedonal e clicáveis, desde o parque aventura de Azurara até á zona da Espinheira, ligando à futura ecovia do Ave através da ponte pedonal prevista no plano de infraestruturas para o concelho apresentado pelo nosso candidato à CM, que ligará as freguesias de Tougues e Touguinhó. Pretendemos ainda fazer investimentos ao nível da renovação e modernização dos equipamentos desportivos reequilibrando as freguesias no que concerne a este tipo de investimentos. Será feita uma aposta ativa no apoio à dinamização das Associações da UFs., quer através da disponibilização dos meios e recursos necessários, criando condições para posicionar a UFs. na senda dos grandes eventos nacionais e até internacionais potenciando um ambiente de envolvência entre a população, associações e os executivos locais e municipais.
Prioridades para a UFs. Retorta/Tougues
Reduzir as assimetrias evidentes entre as 2 freguesias que compõem a UFs., quer através da alocação de uma parcela maior do orçamento da UFs. à freguesia mais carenciada, quer por obtenção de um parcela mais generosa do orçamento Municipal para investimentos estruturantes;
Melhorar as principais via de ligação entre freguesias, com especial destaque para a Rua Central de Tougues;
Ter um papel ativo no apoio à população socialmente mais fragilizada, nomeadamente através da articulação com os serviços sociais da CM e as diversas instituições de solidariedade social do concelho;
Para terminar faço uma referência especial ao “monumento” à Professora Maria Isabel, assumindo desde já o compromisso de dar a devida dignidade ao memorial dedicado à ilustre professora, como sinal de reconhecimento das várias gerações com quem compartilhou os seus ensinamentos, nas quais também me incluo.