Última hora

A Palavra d@ Candidat@: António Louro Miguel

24 Setembro 2021
A Palavra d@ Candidat@: António Louro Miguel
Opinião
0

O meu nome é António Louro Miguel, tenho 51 anos, sou professor do ensino secundário há 27, casado e pai de dois filhos gémeos, a quem dei a naturalidade vilacondense, porque desde muito jovem sou um apaixonado por este concelho, que percorria de bicicleta com amigos, vindo de Labruge até ao Forte de S. João Baptista.
Quiseram as circunstâncias que viesse a ser candidato à Câmara Municipal, e pela segunda vez, no que é um elemento biográfico de que me orgulharei sempre, pois representa ter podido dar aos vilacondenses um projeto alternativo de desenvolvimento. E, nestas eleições de 2021, continuamos a querer inverter o modo de governar dos sucessivos executivos do PS e da NAU, que têm seguido lógicas autorreferenciais e autocráticas de decisão, desprezando a participação e intervenção de autarcas da oposição, munícipes, movimentos associativos, agentes económicos e culturais, assim desrespeitando a democracia representativa, e introduzir mecanismos de Orçamento Participativo, integrando propostas e soluções resultantes da participação democrática, informada e responsável de todos quantos vivem e trabalham no concelho.
Impõe-se reforçar o papel fiscalizador da Assembleia Municipal e alterar o seu regimento, de modo a aumentar o período reservado à intervenção do público, e pugnar pela efetiva descentralização do exercício do poder, transferindo para as freguesias os recursos necessários (humanos, logísticos, financeiros e técnicos) que concretizem com eficácia e equidade o princípio da subsidiariedade, dotando as Juntas de Freguesia da capacidade de iniciativa e da autonomia política de que carecem.
Para resolver os problemas que afetam os vilacondenses, e no sentido de nos tornarmos um concelho inclusivo e solidário, promovendo a coesão territorial e reduzindo as assimetrias, são áreas prioritárias de atuação: a criação de um parque público de habitação, a remunicipalização do abastecimento de água, a atualização do PDM, a implementação de um plano municipal de mobilidade e transportes, pugnar pela construção do novo centro hospitalar, proteger o património natural e ambiental, definir uma estratégia adequada de adaptação às alterações climáticas, e reforçar a parceria com os agentes culturais do concelho e com o município da Póvoa de Varzim, no sentido de oferecer uma agenda cultural pujante e participada.
No dia 26 de setembro, os vilacondenses podem contar com o BE para a mudança necessária. Não defraudaremos as expectativas dos que confiarem em nós. Votem BE!