Última hora

Nova ecopista liga Póvoa de Varzim ao concelho de Famalicão num percurso de 27 quilómetros

2 Setembro 2021
Nova ecopista liga Póvoa de Varzim ao concelho de Famalicão num percurso de 27 quilómetros
Local
0

Ir do centro da Póvoa de Varzim ao coração de Vila Nova de Famalicão de bicicleta já é possível. Em causa está uma ecopista, com 27 quilómetros, que foi recentemente inaugurada.
Trata-se de um projeto que “teve um custo total de cerca de 4,3 milhões de euros, parte financiados por Fundos Estruturais do Programa Operacional Norte 2020”, segundo a Infraestruturas de Portugal (IP).
“Depois dos comboios é a vez das bicicletas e dos peões usarem os 27 quilómetros que ligam os centros das cidades da Póvoa de Varzim a Vila Nova de Famalicão. A antiga linha férrea deu lugar a uma Ecopista com uma extensão de 27 quilómetros, construída no percurso do ramal ferroviário desativado em 1995”, lê-se no sítio da Internet da empresa pública portuguesa.
De acordo com a Infraestruturas de Portugal (IP), “a nova infraestrutura oferece condições de excelência para caminhar ou andar de bicicleta, tendo sido dotada dos mais modernos equipamentos, pavimentada com asfalto, dotada de iluminação pública em toda a sua extensão, assim como de sinalética vertical e horizontal”.
A ecopista, que está dividida em trilhos para peões e para bicicletas, práticas desportivas sustentáveis num percurso junto ao rio com passadiços, desenvolve-se entre a Estação Ferroviária de Famalicão e a estação de metro da Póvoa de Varzim.
A Infraestruturas de Portugal (IP) adianta, ainda, que serão ainda instalados semáforos em três atravessamentos de estradas nacionais para garantir a segurança de peões e ciclistas.
Esta via ciclo pedonal posiciona-se como um novo eixo de mobilidade que permite às pessoas substituírem as estradas e o automóvel. Tem iluminação pública em toda a sua extensão e está pavimentada com asfalto e pintura a distinguir os espaços para peões e bicicletas. A largura é de 3,30 metros e existe sinalética vertical e horizontal intensa e diversa. Nos cruzamentos com as estradas nacionais o atravessamento está previsto com recurso a semáforos, mas a Câmara Municipal aguarda autorização das Infraestruturas de Portugal para a sua instalação, pelo que deverá ser feito com o máximo de cuidado.