Última hora

Docapesca conclui intervenções nos cais flutuantes do porto de pesca da Póvoa de Varzim

26 Agosto 2021
Docapesca conclui intervenções nos cais flutuantes do porto de pesca da Póvoa de Varzim
Local
0

A requalificação do passadiço e da ponte de acesso aos cais flutuantes do setor da pequena pesca do porto da Póvoa de Varzim ficou esta quarta feira concluída, anunciou a Docapesca, em comunicado, no qual diz ainda que investiu 23,5 mil euros na intervenção.
Segundo a empresa do setor do Estado, que gere portos e lotas nacionais, a empreitada contemplou “a substituição do varandim de proteção lateral metálico, a instalação de um novo deck compósito e montantes em alumínio marítimo no portaló de entrada na ponte de acesso e no passadiço flutuante, assim como novos flutuadores”.
A intervenção teve um prazo de execução de 60 dias e teve como principal objetivo “a segurança dos pescadores e armadores locais”, inserindo-se nas várias obras que a Docapesca tem vindo a efetuar no porto de pesca da Póvoa de Varzim.
A entidade investiu, nos últimos dois anos, mais de 100 mil euros em melhoramentos na infraestrutura, nomeadamente na instalação do novo sistema de defensas no cais norte e na montagem de novos ‘fingers’ no cais flutuante sudeste para a acostagem de 25 embarcações de pesca.
O porto da pesca da Póvoa de Varzim é um dos mais importantes da zona norte do país, servindo a maior comunidade piscatória nacional, que se concentra no concelho poveiro e também no município vizinho de Vila do Conde.
A Docapesca – Portos e Lotas, SA é uma empresa do Setor Empresarial do Estado, tutelada pelo Ministério do Mar, que, nos termos do Decreto-Lei n.º 107/90 de 27 de março, tem a seu cargo, no continente português, o serviço público da prestação de serviços de Primeira Venda de Pescado, bem como o apoio ao Setor da Pesca e respetivos portos, dispondo de 22 lotas e 37 postos.