Última hora

Docapesca adjudica reabilitação de 360 mil euros em estaleiros de Azurara em Vila do Conde

24 Agosto 2021
Docapesca adjudica reabilitação de 360 mil euros em estaleiros de Azurara em Vila do Conde
Local
0

A Docapesca, empresa do setor de Estado que tutela lotas e portos nacionais, anunciou na passada quinta feira a adjudicação de uma obra de 360 mil euros nos estaleiros navais da freguesia de Azurara, no concelho de Vila do Conde.
A verba vai ser aplicada numa empreitada de reabilitação da infraestrutura de alagem de embarcações, no âmbito da melhoria das condições de trabalho dos operadores destes estaleiros vilacondenses.
A obra, que vai atuar na zona não permanentemente submersa do plano inclinado, pretende, segundo a Docapesca, “repor as melhores condições nos elementos de betão armado que suportam o sistema de alagem das embarcações, onde serão também instalados os novos carris”.
Além desta intervenção, a Docapesca já tinha anunciado a reabilitação da casa das máquinas dos estaleiros, numa empreitada orçada em 33 mil euros, que contempla “a remoção de elementos existentes, a montagem do estaleiro e a mobilização de todos os equipamentos, satisfazendo as prescrições relativas à segurança e saúde no trabalho”.
Segundo a entidade, os projetos enquadram-se no “melhoramento das características físicas, de higiene, segurança e ambientais, a introduzir nas instalações do estaleiro naval”.
Os estaleiros de Azurara, situados numa das margens do canal de acesso ao porto de pesca de Vila do Conde, são uma das referências navais do país, com uma tradição secular na construção e reparação de embarcações.
A Docapesca – Portos e Lotas, SA é uma empresa do Setor Empresarial do Estado, tutelada pelo Ministério do Mar, que, nos termos do Decreto-Lei n.º 107/90 de 27 de março, tem a seu cargo, no continente português, o serviço público da prestação de serviços de Primeira Venda de Pescado, bem como o apoio ao Setor da Pesca e respetivos portos, dispondo de 22 lotas e 37 postos.