Última hora

Vila do Conde tem Centro de Investigação de Fenómenos Aeroespaciais para divulgar OVNIs

28 Julho 2021
Vila do Conde tem Centro de Investigação de Fenómenos Aeroespaciais para divulgar OVNIs
Tecnologia
0

O Centro de Investigação de Fenómenos Aeroespeciais (CIFA) de Vila do Conde lançou um site, no dia 27 de julho, para divulgar “ocorrências nacionais junto da sociedade civil”, trabalho que desenvolve desde 2018.
Apesar da recente legalização, o Centro de Investigação de Fenómenos Aeroespaciais (CIFA) já atua desde 2018, tentando divulgar o tema dos Objetos Voadores Não Identificados e os avisamentos junto da sociedade civil.
Vitor Moreira, presidente do Centro de Investigação de Fenómenos Aeroespaciais (CIFA), assegura que o grupo “não vai andar atrás de luzes no céu”, mas à “procura de indícios relevantes de estudo nos casos designados de perto ou com evidências constatadas de um fenómeno extraordinário”.
O Centro de Investigação de Fenómenos Aeroespaciais (CIFA) já possui mais de 20 elementos, estando a incrementar uma equipa interdisciplinar no trabalho de intervenção no terreno.
“Vamos ter a divulgação de um programa civil dedicado a todos os cidadãos que observam o firmamento de forma ocasional, que vão interagir connosco no âmbito de registo de fenómenos aeroespaciais que possam ser testemunhas”, salientou Vítor Moreira.
Adiantou ainda que a estrutura humana do centro está a ser ampliada com a representação de todos os distritos, para que exista uma “intervenção mais célere” durante um “acontecimento extraordinário”.
Esta é a forma encontrada para “obter resultados em tempo útil e com o apoio de uma equipa multidisciplinar que fará o acompanhamento das investigações”, acrescentou.
Sobre o novo portal na Internet, Vítor Moreira destaca-o como “um elo fundamental de partilha e conhecimento da opinião pública, procurando estabelecer um canal de informação recíproco”.
“Somos uma equipa multifacetada que procuramos aprofundar o estudo, análise e investigação do fenómeno OVNI no nosso país, onde a busca e o encontro por padrões relevantes no fenómeno são as nossas metas fundamentadas na nossa existência”, afirmou.
O responsável assegura ainda que já não se põe em questão a existência dos “designados OVNIs”, assegurando que os governos têm interesse nestas “fenomenologias” pela descoberta de “potenciais falhas de segurança do espaço aéreo nacional”, uma vez que “desconhecem a origem e as intenções destes objetos”.