Última hora

Vacina portuguesa contra a Covid-19 fez ensaios não clínicos com “elevada segurança e eficácia”

15 Julho 2021
Vacina portuguesa contra a Covid-19 fez ensaios não clínicos com “elevada segurança e eficácia”
Tecnologia
0

A biotecnológica portuguesa Immunethep anunciou esta terça feira que os ensaios não clínicos da sua vacina contra o novo coronavírus já terminaram e demonstraram “uma elevada segurança e eficácia” numa infeção letal por SARS-CoV-2.
Em comunicado, a empresa sediada em Cantanhede, no distrito de Coimbra, refere que nos ensaios não clínicos foram usados como modelo animal os ratinhos transgénicos k18-hACE2 que, infetados com o novo coronavírus SARS-CoV-2 desenvolvem uma doença semelhante aos humanos.
Citado no documento, o co-fundador e diretor científico da Immunethep afirma que, “através destes ensaios não clínicos e da taxa de sobrevivência de 100% observada, foi possível confirmar a eficácia da vacina em infeções letais por SARS-CoV-2”.
A biotecnológica portuguesa sediada em Cantanhede estava a realizar ensaios pré-clínicos da sua vacina SIlba (SARS-CoV-2 Inactivated for Lung B and T cell Activation) há vários meses.
“Após a infeção com um inóculo letal do vírus verificamos que, comparativamente com ratinhos controlo (que não sobreviveram), os animais vacinados tinham uma sobrevivência de 100% nos animais vacinados com a vacina SIlba, observável logo na primeira semana após a infeção, além disso, não demonstraram quaisquer efeitos adversos após a vacinação”, lê-se na nota.
Desde a sua fundação, em 2014, que a Immunethep se tem dedicado ao desenvolvimento de imunoterapias, principalmente contra infeções bacterianas multirresistentes, contando atualmente com 10 colaboradores.
“A realização deste projecto em Portugal permite o desenvolvimento de competências únicas à escala global no desenvolvimento de vacinas e outros produtos biológicos”, conclui o co-fundador e diretor executivo da Immunethep, Bruno Santos.
Este responsável sublinha ainda que o rápido apoio por parte das entidades governamentais “é essencial para que possamos dar continuidade aos ensaios clínicos da vacina, a tempo de contribuir para a resolução da pandemia da Covid-19”.