Última hora

Praia de Mindelo em Vila do Conde reaberta a banhos depois de água atingir valores normais

27 Julho 2021
Praia de Mindelo em Vila do Conde reaberta a banhos depois de água atingir valores normais
Local
0

A praia do Mindelo, em Vila do Conde, reabriu este sábado a banhos depois de a qualidade da água ter voltado aos valores normais, anunciou a Autoridade Marítima Nacional (AMN).
A praia foi interdita a banhos na passada quinta feira, depois de uma análise feita pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) à qualidade da água ter revelado “valores microbiológicos acima dos parâmetros de referência”.
Uma nova análise, que confirmou que “os valores microbiológicos se encontravam novamente dentro dos parâmetros de referência”, permitiu que a Capitania do Porto de Vila do Conde, em articulação com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), levantasse então a proibição e desse indicações para que fosse hasteada a bandeira verde na praia.
Em setembro de 2018, a praia sul de Mindelo, na freguesia com o mesmo nome do concelho de Vila do Conde, esteve temporariamente interdita a banhos, depois de uma descarga de águas residuais e pluviais no local.
Na altura, segunda a autarquia vilacondense, a descarga aconteceu devido a uma “anomalia acidental na estação elevatória de Mindelo”, que foi provocada pela “forte intempérie sentida na madrugada desta quarta-feira”.
“Registou-se um episódio de poluição junto à praia do Pinhal dos Elétricos, em face do anormalmente elevado nível de água que entrou na rede da estação, e que provocou uma descarga de águas residuais/pluviais na praia de Mindelo Sul”, explicou a autarquia em comunicado.
A autarquia lembrou que “apesar de se tratar de uma situação da responsabilidade da Águas do Norte, foram desenvolvidas imediatas diligências para a limpeza do areal”, adiantando que no terreno estiveram vários elementos da Câmara Municipal de Vila do Conde a monitorizar a situação, bem como elementos das Águas do Norte, Polícia Marítima e Agência Portuguesa do Ambiente.