Última hora

Mário Barbosa distinguido com Medalhas de Mérito Científico e da Câmara de Vila do Conde

19 Julho 2021
Mário Barbosa distinguido com Medalhas de Mérito Científico e da Câmara de Vila do Conde
Local
0

O vilacondense Mário Barbosa, professor emérito da Universidade do Porto, professor catedrático aposentado do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) e investigador e primeiro diretor do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S), foi distinguido com duas Medalhas de Mérito pelas suas contribuições para o Ensino e a Ciência: uma atribuída pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) e outra pela Câmara Municipal de Vila do Conde.
A 24 de junho, Mário Barbosa foi homenageado pela Câmara Municipal de Vila do Conde, numa cerimónia organizada para condecorar vilacondenses que elevam o município. Este reconhecimento público do seu trabalho, confessa o investigador, “deixou-me muito sensibilizado”.
“O entusiasmo com que montei, no Centro Ciência Viva de Vila do Conde, uma exposição que era para ser temporária, mas que se mantém viva há 14 anos, eram motivo suficiente de satisfação e orgulho”, acrescentou o distinguido.
Mário Barbosa participou em várias ações de promoção da cultura científica junto dos jovens, tendo sido um dos responsáveis pela exposição permanente sobre “A água no corpo humano – o sangue”, patente no Centro Ciência Viva de Vila do Conde desde 30 de outubro de 2007. “Foi “construída para responder à curiosidade de meninos do ensino secundário do concelho, que fizeram perguntas extraordinárias e foram o mote para a exposição. Hoje são todos adultos. Espero que nalguns tenha picado o bichinho da ciência”, frisou o homenageado.
Dias depois, Mário Barbosa recebeu das mãos de Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a Medalha de Mérito Científico pelo seu percurso enquanto investigador e docente. Esta distinção foi atribuída durante o “Ciência 2021 – Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal”, promovido pela Faculdade de Ciência e Tecnologia (FCT) em colaboração com a Ciência Viva e com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), que se realizou a 28, 29 e 30 de junho sob o tema “A Ciência que faz o Amanhã e transforma a Economia”.
“Éramos todos diferentes, porque cada tinha acreditado numa coisa diferente, a que tinha dedicado anos de vida. Mas éramos todos iguais na convicção do papel transformador do conhecimento. Olhamos para trás e vemos uma carreira, mas quando começamos, não há caminho”, explicou Mário Barbosa.
Mário Barbosa, de 70 anos, natural de Azurara, freguesia de Vila do Conde, é licenciado em Engenharia Metalúrgica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), em 1972, doutorado em Ciência de Materiais pela Universidade de Leeds, no Reino Unido, e especialista na área da Engenharia Biomédica, especificamente em biomateriais.