Última hora

Festival de Cannes arranca com filme que venceu a competição nacional do Curtas de Vila do Conde

6 Julho 2021
Festival de Cannes arranca com filme que venceu a competição nacional do Curtas de Vila do Conde
Cultura
0

A 74.ª edição do Festival de Cannes, que tem entre as obras em competição o filme português ‘Noite Turva’, de Diogo Salgado, iniciou-se hoje naquela localidade do Sul de França.
Esta edição tem a concurso 24 filmes na competição oficial, incluindo obras de realizadores como o italiano Nanni Moretti, o russo Kirill Serebrennikov, o francês Jacques Audiard e o norte-americano Sean Penn.
Destaque ainda para o francês Leos Carax (‘Annette’, filme de abertura), o norte-americano Wes Anderson (‘The French Dispatch’) e ainda o holandês Paul Verhoeven (‘Benedetta’).
Na competição de curtas-metragens está ‘Noite Turva’, primeira obra do realizador português Diogo Salgado, que em 2020 venceu o prémio de Melhor Filme da Competição Nacional do Festival Curtas de Vila de Conde.
‘Noite Turva’ é o resultado de um longo projeto cinematográfico de Diogo Salgado, iniciado há três anos, ao sabor das dificuldades de financiamento e da disponibilidade emocional para o concluir.
Esta curta-metragem é o primeiro filme do realizador conimbricense de 26 anos, e foi iniciado depois de ter estudado na Escola Superior de Teatro e Cinema, onde se formou em direção de fotografia.
A curta-metragem é uma narrativa sobre dois rapazes que brincam numa floresta, desaparecendo um deles junto a uma lagoa, já de noite.
Ainda no capítulo das curtas-metragens, nos programas em Cannes dedicados a projetos cinematográficos ainda em curso, em desenvolvimento e pós-produção, vão ser ainda mostrados a profissionais os filmes ‘Entre a luz e o nada’, de Joana de Sousa, com produção de Pedro Fernandes Duarte, e ‘O fim do Verão’, de Marco Veloso, com produção da Escola Superior de Teatro e Cinema.
Na Quinzena de Realizadores, um dos programas paralelos do festival, vai estrear-se ‘Diários de Otsoga’, de Miguel Gomes e Maureen Fazendeiro.
O filme foi rodado em 2020 já em plena pandemia, com os atores Crista Alfaiate, Carloto Cotta e João Nunes Monteiro, e o argumento é assinado por Mariana Ricardo e também por Maureen Fazendeiro e Miguel Gomes, que coassinam pela primeira vez uma produção.
Quem também vai estar em Cannes é o realizador David Pinheiro Vicente, com o projeto da primeira longa-metragem, intitulado ‘Entre o Passado e o Futuro’, que foi desenvolvido no âmbito do programa Cinéfondation, e que vai contar com coprodução luso-francesa de O Som e a Fúria e La Belle Affaire.
O realizador italiano Marco Belloccio vai receber a Palma de Ouro de honra e vai estrear o documentário ‘Marx Può Aspettare’.
Este ano, o júri é presidido pelo realizador norte-americano Spike Lee e integra o realizador brasileiro Kléber Mendonça Filho, a atriz norte-americana Maggie Gyllenhaal, a realizadora franco-senegalesa Mati Diop, o ator sul-coreano Song Kang-ho, o ator francês Tahar Rahim, a atriz francesa Mélanie Laurent, a cantora francesa Mylène Farmer e a realizadora australiana Jessica Hausner.
O festival decorre até 17 de julho, dia em que vão ser anunciados os vencedores de todas as competições do festival.