Última hora

Vilacondense Raquel Queirós e matosinhense Ricardo Marinheiro vencem Nacionais de XCO

29 Junho 2021
Vilacondense Raquel Queirós e matosinhense Ricardo Marinheiro vencem Nacionais de XCO
Desporto
0

A vilacondense Raquel Queirós (Guilhabreu) e Ricardo Marinheiro (Clube BTT Matosinhos) sagraram-se este domingo campeões nacionais de ciclismo cross country olímpico, nos campeonatos disputados no Fundão, em Castelo Branco.
Dentro de um circuito de 4,4 quilómetros, Raquel Queirós, já apurada na especialidade para os Jogos Olímpicos Tóquio2020, não deu grandes hipóteses, acabando com 42 segundos de vantagem para Ana Santos (X-Sauce), segunda, com Joana Monteiro (AXPO/FirstBike/Vila do Conde) no terceiro posto, já a 2.13 minutos.
Na prova da elite masculina, foi Ricardo Marinheiro a destacar-se, mas por menos de um segundo, vantagem que ainda assim chegou para levar de vencido Mário Costa (AXPO/FirstBike/Vila do Conde), segundo, com José Dias a chegar a um minuto no terceiro posto.
Portugal vai estar pela primeira vez nas provas femininas de ‘cross country’ olímpico (XCO), após um processo de qualificação para o qual contribuiu sobretudo Raquel Queirós.
Raquel Queirós, de 21 anos de idade, vai iniciar-se em competições olímpicas, na primeira presença lusa em ciclismo de pista, na competição de omnium, e na estreia feminina em BTT, na prova de XCO.
A competição de Raquel Queirós está marcada para 27 de julho, enquanto a prova de pista deverá encerrar a participação portuguesa em Tóquio2020, no último dia de competições, a 8 de agosto.
O selecionador nacional de BTT, Pedro Vigário, disse esperar que a presença de Raquel Queirós seja “um estímulo” para os participantes portugueses.
“A Raquel é uma corredora ainda muito jovem. Estamos focados em fazer uma boa preparação para termos uma participação digna. Será um momento histórico, por ser a estreia, mas será também uma parte da caminhada rumo aos Jogos [Olímpicos] de 2024. Queremos que seja também um estímulo para toda a comunidade do XCO português, exatamente a pensar em Paris2024”, rematou o técnico.