Última hora

Praia de Matosinhos é a de maior lotação na região Norte e tem capacidade para 8.300 pessoas

16 Junho 2021
Praia de Matosinhos é a de maior lotação na região Norte e tem capacidade para 8.300 pessoas
Local
0

A praia de Matosinhos, no distrito do Porto, tem capacidade para acolher 8.300 banhistas durante esta época balnear, sendo a com maior lotação da região Norte, foi divulgado em Diário da República.
Depois da praia de Matosinhos segue-se a praia da Aguda, em Vila Nova de Gaia, também no distrito do Porto, com uma capacidade para 5.700 pessoas, e a praia de Moledo, em Caminha, no distrito de Viana do Castelo, com 4.500 lugares.
Entre os areais com maior lotação destacam-se ainda as praias da Rua 37 (4.300) e da Frente Azul (3.800) em Espinho, distrito de Aveiro, e de Leça da Palmeira (3.700), em Matosinhos, e de Canide Norte (3.600) em Vila Nova de Gaia, ambas no distrito do Porto.
Contabilizando a capacidade potencial de ocupação das praias costeiras e de transição, e praias de pequena dimensão, o despacho do Diário da República refere duas novas praias em Caminha e Viana do Castelo e três como não sendo de banhos em Esposende, Póvoa de Varzim e Viana do Castelo.
A região Norte contabiliza 122 praias costeiras, das quais 96 são grandes e 26 pequenas, com capacidade para acolher entre 100 a 8.300 banhistas.
Na segunda feira, o Governo publicou, pelo segundo ano consecutivo, as capacidades das praias do continente para “garantir a segurança dos utentes e a proteção da saúde pública” em contexto pandémico.
A época balnear abriu oficialmente no sábado na grande maioria das praias portuguesas, sujeitas pelo segundo ano consecutivo a regras para prevenção, contenção e mitigação da transmissão da Covid-19.
Segundo uma portaria publicada em Diário da República a 14 de maio, a época balnear pôde começar em 15 de maio e os municípios podem estendê-la até 15 de outubro. Mas a maioria dos concelhos optou por iniciá-la no passado sábado.
Entre as regras estabelecidas (e cujo incumprimento está sujeito a coimas), está o uso de máscara nos acessos à praia e na utilização dos apoios, restaurantes ou instalações sanitárias.
Outra das regras é o distanciamento social entre pessoas e grupos, com os toldos e os colmos com três metros entre si, enquanto para as barracas a distância é de um metro e meio, não sendo permitido mais de cinco utentes por toldo, colmo ou barraca.
Fora das concessões, os utentes devem estender as toalhas a, pelo menos, um metro e meio de distância, desde que não sejam do mesmo grupo, e os chapéus-de-sol devem estar afastados no mínimo três metros entre si.