Última hora

Melhor Filme da Competição Nacional do Curtas de Vila de Conde exibido no Festival de Cannes

29 Junho 2021
Melhor Filme da Competição Nacional do Curtas de Vila de Conde exibido no Festival de Cannes
Cultura
0

O realizador italiano Marco Bellocchio vai receber um prémio de honra e estrear o documentário “Marx può aspettare”, em julho, no Festival de Cinema de Cannes, em França, anunciaram os organizadores.
Segundo o festival, Marco Bellocchio, de 81 anos, vai marcar presença na cerimónia de abertura, a 6 de julho, vai estrear o filme “Marx pode esperar” (em tradução livre) e vai estar na cerimónia de encerramento, a 17 daquele mês, para receber a Palma de Ouro de honra, em reconhecimento pela “obra singular, cuja força e liberdade marcaram o cinema contemporâneo”.
Sobre o filme “Marx pode esperar”, o festival descreve-o como uma obra “pessoal e dolorosa”, com a qual o cineasta tenta compreender o suicídio do irmão gémeo, aos 29 anos, “tragédia familiar da qual nunca verdadeiramente recuperou”.
Marco Bellocchio, cuja carreira no cinema remonta aos anos 1960, é autor de filmes como “Henrique IV” (1984), “A condenação” (1991), “Bom dia, noite” (2003), “Vencer” (2009), “Bela adormecida” (2012) e “O Traidor” (2019).
Além de Marco Bellocchio, também a atriz e realizadora norte-americana Jodie Foster vai receber um prémio de carreira, anteriormente anunciado.
O 74.º Festival de Cinema de Cannes vai decorrer entre 6 e 17 de julho, reprogramado para o verão por causa da pandemia de Covid-19, com exibição de “Annette”, filme de Leos Carax, com Adam Driver e Marion Cottilard.
A seleção oficial, cujo júri vai ser presidido pelo realizador Spike Lee, vai contar com filmes como “Benedetta”, de Paul Verhoeven, “Há’Berech (Ahed’s knee)”, de Nadav Lapid, “Thr French Dispatch”, de Wes Anderson, “Tre Piani”, de Nanni Moretti, e “A hero”, de Asghar Farhadi.
Na competição de curtas-metragens vai estar o filme “Noite turva”, primeira obra do realizador português Diogo Salgado, que em 2020 venceu o prémio de Melhor Filme da Competição Nacional do festival Curtas de Vila de Conde.
Na Quinzena dos Realizadores, um dos programas paralelos do festival, vai estar, em estreia, o filme “Diários de Otsoga”, de Maureen Fazendeiro e Miguel Gomes.