Última hora

Câmara de Vila do Conde recolhe contributos da população para o Plano Estratégico Municipal

8 Junho 2021
Câmara de Vila do Conde recolhe contributos da população para o Plano Estratégico Municipal
Local
0

A Câmara de Vila do Conde vai envolver a população na execução do Plano Estratégico Municipal 2030 para o concelho, estando a preparar o envio de cerca de 38 mil inquéritos para que os munícipes manifestem as suas prioridades.
O documento, que em julho deste ano deve estar concluído, pretende fazer um diagnóstico do município e das suas necessidades, para projetar soluções para os próximos 10 anos, e, segundo a presidente de Câmara, “será o mais abrangente possível”.
“Além das opiniões do executivo camarário, a nível coletivo e individual, já foram recolhidos contributos de todos os responsáveis e chefias dos serviços municipais, de quatro das maiores empresas do concelho e de seguida da população. Queremos que este seja o mais participado projeto de sempre em Vila do Conde”, explicou Elisa Ferraz.
Os inquéritos vão ser enviados para todas as caixas postais do concelho vilacondense [perto de 38 mil], mas também podem ser acedidos por via digital, e vão ser recolhidos de forma anónima.
Está também previsto o envio dos mesmos inquéritos para os partidos políticos e para as associações culturais, desportivas e recreativas do concelho.
Depois de recebidos os inquéritos, os dados vão ser processados e inseridos na versão final do documento, que segundo Elisa Ferraz “terá de se centrar nas pessoas”.
“Entendemos que as políticas e ações para os próximos 10 anos terão de ser vocacionadas para a comunidade, abrangendo questões como a ação social, habitação, educação, saúde, melhoria das redes viárias, emprego e modernização digital do atendimento municipal. Tudo isso contribui para o bem-estar das famílias”, explicou Elisa Ferraz.
Apesar dos contributos da população, das empresas e das associações, Elisa Ferraz, que se recandidata a novo mandato na liderança da Câmara nas próximas autárquicas, reconheceu que o Plano Estratégico Municipal Vila do Conde 2030 vai ter, também, uma vertente política, mas considera “redutor resumi-lo a isso”.
“Sendo um projeto tão participado, ele vai refletir as ideias da nossa comunidade. Seja quem for que assuma a Câmara no próximo mandato, tem que olhar para este documento como algo que serve os vilacondenses”, considerou a autarca.
Sobre a data apontada para a divulgação dos resultados do Plano Estratégico Municipal, Elisa Ferraz lembrou que está relacionada com entrada em vigor do novo quadro comunitário de fundos comunitários, na sequência do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
“Quando o novo quadro europeu sair, temos de estar preparados para o receber, com políticas e opções pensadas a nível municipal que possam ser desenvolvidas de acordo com a participação da população”, concluiu Elisa Ferraz.